História e Técnicas de Produção Artística I

Objetivos

Os programas, de HTPA I e II, restringem-se à arte ocidental, com algumas incursões pontuais em épocas e civilizações anteriores. HTPA, ainda que leccionada semestralmente, é concebida como uma única cadeira; é uma cadeira do MCR onde se pratica o cruzamento de saberes de áreas como a História da Arte e a Química, com o objectivo de criar um olhar interdisciplinar, útil à área da Conservação e Restauro.
O arcaboiço conceptual (formal e estético), construído nas cadeiras de História da Arte, relativo aos sistemas de representação, bem como conhecimentos relacionados com a inerente circunstancialidade ideológica e social, nomeadamente aquela que se refere ao estatuto social dos artistas, dialoga com a matéria de que é feita a Obra. Esse cruzamento, e como o efectuar, é um dos objectivos do saber fazer de HTPA. 
A literatura artística e a crítica contemporânea das IGNOREes escritas usadas para estudar as técnicas artísticas é o fértil terreno que permite, entre outras, acordar rapidamente no aluno a ideia de que a construção da história e da matéria de que é feita a Obra é coisa complexa. Tratados, receituários e outras IGNOREes escritas são analisados criticamente, e o resultado utilizado na reconstrução histórica de materiais e técnicas artísticas do passado, saber fazer.
Nas aulas práticas, os trabalhos são escolhidos pelo estudante e são levados a cabo individualmente. Ou seja, o protocolo experimental é em grande medida concebido pelo aluno, em articulação com os docentes.

Caracterização geral

Código

7498

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria João Seixas de Melo

Horas

Semanais - 6

Totais - 80

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não tem requisitos para estudantes LCR

Bibliografia

Tratados

BRUNELLO, F., "Cennino Cennini, Il Libro dell''''''''Arte"

CLARKE, M.,  The Montpellier Liber diversarum arcium"

HAWTHORNE, J. G. e SMITH, C. S., "Theophilus, on divers arts",

LEHMANN-HAUPT , H., "The Göttingen model book: (...)"

MERRIFIELD, M. P., "Medieval and Renaissance Treatises on the Arts of Painting".

SMITH, C. S. e HAWTHORNE, J. G., "Mappae Clavicula, a little key to the world of medieval techniques"

MELO, M. J. e CASTRO R. (eds), "The Book on How to Make Colours: medieval colours for practitioners", 2016

 

Geral

-"Artists'''' Pigments, a handbook of their history and characteristics "

-Actas do Congresso "Medieval Colours: between beauty and meaning"

BALL, P., “Brihgt earth – art and the invention of color”

CABRAL, J. P., “História breve dos pigmentos”

CARDON, D., "Natural dyes. Sources, tradition, technology and science"

Método de ensino

O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas (TP), que incluem seminários, aulas práticas de laboratório (P) e apoio tutorial.

Nas aulas TP são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos que materializam e exemplificam os conteúdos teóricos. São ainda organizados seminários temáticos

O trabalho levado a cabo nas aulas práticas é avaliado através de mini-relatórios entregues até uma semana após conclusão do trabalho, contribuindo para 50% da nota final.

A componente teórica é aferida através de um teste global, com e sem consulta, valendo 50% da nota final. Em alternativa a componente teórica poderá ser avaliada em exame ou através de apresentações com discussão (seguindo o calendário proposto pela FCT)

Assim NF=0,50xNT+0,50xNP.

Método de avaliação

O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas (TP), que incluem seminários, aulas práticas de laboratório (P) e apoio tutorial.

Nas aulas TP são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos que materializam e exemplificam os conteúdos teóricos.

O trabalho levado a cabo nas aulas práticas é avaliado através de mini-relatórios entregues até uma semana após conclusão do trabalho, contribuindo para 50% da nota final. (em casos excepcionais, ainda através de apresentações com discussão).

A componente teórica é aferida através de um teste global, com ou sem consulta (de acordo com a escolha dos alunos), valendo 50% da nota final. Em alternativa a componente teórica poderá ser avaliada em exame (seguindo o calendário proposto pela FCT), e ainda através de apresentações com discussão.

Assim NF=0,50xNT+0,50xNP.

 

AVALIAÇÃO DAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (50% da nota final):

Teste global é uma alternativa ao exame final. Exame final na época de exames, calendário enviado aos alunos no início do semestre.

AVALIAÇÃO DAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (50% da nota final):

Relatórios resumidos entregues até ás seguintes datas limite. RR1 e RR2 29 Novembro (10h). RR3 entregue até 20 Dezembro (10h). Não serão aceites relatórios após os prazos acima descritos (50% da nota final):

Relatórios resumidos entregues até ás seguintes datas limite. RR1 e RR2 29 Novembro (10h). RR3 entregue até 20 Dezembro (10h). Não serão aceites relatórios após os prazos acima descritos

Conteúdo

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