Pesquisa Bibliográfica e Documentação em Conservação
Objetivos
Preparar o aluno para pesquisar a documentação científica, selecionar e organizar informação relevante e documentar a sua investigação.
Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos com vista à produção de documentação para a preservação
Caracterização geral
Código
12108
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria da Conceição Lopes Casanova, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
Bibliogrfia específica em "Outros".
Parte II
Beerkens, Lydia, (et. al), The Artist Interview. For Conservation and Presentation of Contemporary Art Guidelines and Practice, Amesterdão, Japsam Books, 2012.
Avrami, Erica, et al, Values and Heritage Conservation: Research Report, Los Angeles, Getty Conservation Institute, 2000.
Ijsbrand Hummelen & Dionne Sillé (coord.), Modern Art: Who Cares?, Londres, Archetype publications, 2005
Macedo, Rita, Desafios da Arte Contemporânea à Conservação e Restauro. Documentar a Arte Portuguesa dos Anos 60/70, Tese de Doutoramento, FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2008.
Muñoz Viñas, Salvador, Contemporary Theory of Conservation, Oxford, Elsevier, 2005.
Método de ensino
O programa desta unidade curricular é apresentado de forma expositiva, seguida da sua aplicação prática na sala de aula, o que permite uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos.
Método de avaliação
Por força das condições do plano de contingência, a avaliação de 2020-21 corresponderá a 50% para cada umas das partes 1 e 2.
A 1º parte incidirá numa apresentação oral sobre o comentário crítico de um artigo seleccionado e explorado pelo aluno correspondendo a 10 m de apresentação e 10 de discussão.
A 2ª parte corresponde a 25% relativo a um teste e 25% correspondentes à criação de um guião de entrevista.
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A avaliação é composta por uma componente prática e uma componente teórica. A componente prática inclui a participação nas aulas-práticas (20%), uma apresentação oral sobre o comentário crítico de um artigo à escolha (25%) e um trabalho escrito que resulta da aplicação pratica de uma das ferramentas aprendidas (30%). A componente teórica consiste num teste escrito (25%). A classificação final resulta da média ponderada destes 4 elementos de avaliação.
Para ir a exame o aluno necessita de aprovação à componente prática da disciplina.
Faz-se notar que: Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).”
Conteúdo
Parte I - Pesquisa bibliográfica e recolha de informação para o processo investigação.
Objectivos: fontes e métodos para a pesquisa bibliográfica em ciências naturais e da conservação.
Introdução às plataformas de pesquisa e outras ferramentas acessíveis.
Técnicas para a organização da informação:
i) Ciências da Conservação: fichas de segurança, caderno de laboratório e de campo, relatórios, resumos.
ii) Conservação e Restauro: diferentes tipologias de relatório, registos gráficos, fotográficos e digitais, checklists.
iii) Organização da informação e a produção científica: a escrita de um artigo.
Parte II – Produção de Documentação e a tomada de decisão em conservação
Introdução: A documentação e a teoria e ética da conservação.
Documentação e conceitos de intenção artística, originalidade e autenticidade.
Conceitos de documentação e práticas de documentação nos Museus.
A produção de documentação: contributos das ciências sociais e humanas.
Metodologias e técnicas de produção de documentação em arte contemporânea: entrevistas, história oral, triangulação e validação.
Avaliação da Documentação enquanto estratégia de preservação e conservação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: