Estado da Arte no Estágio/Dissertação
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem como objectivo dotar o aluno de capacidades para elaborar uma revisão da literatura focando um tópico específico dentro do tema da dissertação de mestrado que está a desenvolver. Enquadra-se de forma estratégica nos objectivos da formação (ver Anexo 1), pretendendo estimular a publicação de trabalho de qualidade em revistas internacionais de impacto.
Partilhamos aqui a definição elaborada pela revista científica Microchemical Journal:
"A Microreview is a highly focused overview of a selected topic. In general it includes a concise overview of the author′s own research; reference to all appropriate work by others is essential."
O aluno irá assim desenvolver capacidades de selecção de literatura adequada e de síntese. O objectivo final é o da preparação de um micro-artigo de revisão (microreview). Serão aceites excepções no caso de ambos, orientador e estudante preferirem optar por outro modelo. No caso do micro-artigo de revisão, será elaborada uma primeira versão que, durante o ano da dissertação / estágio, será ulteriormente melhorada e completada.
O aluno irá ainda: i) desenvolver atitudes de rigor científico; ii) utilizar as metodologias básicas do trabalho científico; iii) consolidar técnicas de investigação bibliográfica, estruturação e redação.
Finalmente, e de grande importância, esta UC fomentará um saudável espirito critico, com sessões que simulem o processo de revisão entre pares. Não há crescimento intelectual sem debate de ideias e sem uma discussão aprofundada dos pontos fracos e fortes de uma abordagem.
Caracterização geral
Código
12110
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria João Seixas de Melo
Horas
Semanais - 3
Totais - 80
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Essencialmente artigos científicos recentemente publicados e relacionados com o tema de Estágio/ Dissertação que cada aluno está a desenvolver.
O trabalho escrito poderá ter como guia as instruções para autores de microReview publicados, por exemplo, na Angewandte Chemie e Microchemical Journal bem como as instruções para autores, disponíveis no CLIP.
O formato de cada microReview será discutido com o aluno, caso a caso, e será feito à medida das suas necessidades. Desta forma, haverá vários modelos possíveis, concisos e focados num tema especifico, característica comum num microReview (ver definição de microReview proposta no CLIP).
Método de ensino
As metodologias de ensino são de carácter teórico-prático e prático. Partir-se-á sempre do tema de cada tese de mestrado a ser desenvolvida pelo aluno. Esta UC será desenvolvida maioritariamente através de orientação tutorial.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por um trabalho escrito (microReview) e por uma apresentação seguida de discussão dos conteúdos apresentados. As apresentações terão a duração de 10-12 min e a discussãoum máximo de 20 min.
A classificação final é dada pelo trabalho escrito avaliado pelo orientador (50%) e pela apresentação e discussão, em júri (50%). O júri integrará o responsável ou regente pela UC, o presidente do DCR e, sempre que possível, um especialista convidado; será presidido pelo responsável / regente da UC ou pelo presidente do DCR.
Datas
11 de Novembro | Entrega do trabalho escrito; Apresentação & Discussão
2 de Dezembro | Segunda época
Conteúdo
Sendo esta UC directamente relacionada com o tema de cada estágio/ dissertação de mestrado, os conteúdos programáticos serão adaptados ao tema de cada aluno. Serão propostos ao aluno cerca de 3 artigos como ponto de partida. Estes artigos serão seleccionados pelo orientador e, pelo menos dois deles, deverão ser publicações recentes (últimos 5 anos). Outras leituras poderão ser sugeridas pelos responsáveis da UC.
Como introdução serão oferecidos seminários temáticos, sobre processos e estratégia de investigação, sendo convidados orientadores e especialistas vários.
No geral serão abordados os conteúdos de:
Processos de investigação: objetivos, IGNOREes, hipóteses, métodos e planos de trabalho.
Investigação e estratégias: bibliografia e plataformas eletrónicas de pesquisa de recursos.
No anexo 2, encontra-se proposta de calendário com os conteúdos mais relevantes em foco em cada seminári
Ver programa completo em Doc de apoio / Outros
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: