Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia Geológica
Objetivos
O Programa de Introdução à Investigação Científica (PIIC) em Engenharia Geologica visa promover a participação de estudantes, desde cedo na sua formação, em projetos de investigação científica coordenados por docentes e investigadores da faculdade. Através do programa, o estudante que dele participe deverá ter contacto com práticas de investigação científica e adquirir conhecimento do modo de funcionamento de projetos de investigação. Desenvolverá aptidões de apresentação e explicação de resultados científicos, e competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia. Deverá ainda adquirir conhecimentos e, eventualmente, aptidões técnicas específicas na área concreta do projeto em que o estudante esteja envolvido.
Caracterização geral
Código
10599
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro, Paulo do Carmo de Sá Caetano
Horas
Semanais - 1
Totais - 3
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
O estudante deve estar inscrito no 3º ano curricular do curso.
Bibliografia
Depende do projeto específico escolhido por cada estudante.
Método de ensino
A coordenação da UC, com colaboração do Coordenador da LEG, mantém uma lista de ofertas de participação de estudantes em projetos de investigação, no âmbito do Programa de Introdução à Investigação Científica. Cada entrada nessa lista deverá apresentar o projeto em que o estudante será enquadrado, um plano de trabalhos sumário, e o orientador científico. O estudante escolhe a participação num dos projetos da lista. O estudante cumpre o plano de trabalho ao longo do semestre, com especial incidência no período intercalar do ano lectivo (Janeiro-Fevereiro), tendo durante esse período orientação tutorial.
Método de avaliação
A avaliação é feita por relatório final das atividades desenvolvidas, sendo complementada com informação do orientador, entrega de relatório onde o estudante descreve as atividades desenvolvidas e apresentação oral desse relatório.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto concreto escolhido pelo estudante no programa.