Cartografia Geológica
Objetivos
Objectivos
A disciplina de Cartografia Geológica assenta numa forte componente teórico-prática cujo objetivo fundamental é o de proporcionar aos alunos métodos e conhecimentos que os capacitem de realizar levantamentos cartográficos-geológicos em qualquer terreno e enquadramento estratigráfico e estrutural e no âmbito dos mais variados contextos profissionais e de investigação científica.
O aluno deverá adquirir competências para realizar levantamentos geológicos a várias escalas numa situação real, representar graficamente os mapas e perfis topográficos, geológicos e estruturais, caracterizando a litologia, integrando-a na estratigrafia, descrevendo a tectónica e, por último, integrar a informação obtida transpondo-a para um relatório de campo.
O aluno deverá adquirir experiência em georreferenciação e saber transpor os levantamentos de campo a qualquer escala, para suportes digitais usando o ARCGIS, AUTOCAD ou o GEMS.
O aluno deverá saber redigir e estruturar um relatório técnico-científico.
Caracterização geral
Código
11024
Créditos
3.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Kullberg, Martim Afonso Ferreira de Sousa Chichorro
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos
A disciplina de Cartografia Geológica obriga a uma transversalidade das diversas áreas das geociências, constituindo uma forma de o aluno ensaiar o cruzamento dos vários conceitos adquiridos no âmbito da Sedimentologia, Petrologia Ígnea e geologia estrutural. Será de todo conveniente que o aluno se encontre formalmente aprovado às seguintes disciplinas de Licenciatura em Engenharia Geológica (1ºCiclo): 1º Semestre: Geologia Geral e Mineralogia. 2º Semestre: Estratigrafia e Paleontologia, Topografia e Geologia de campo e Petrologia ígnea e metamórfica. 3º Semestre: Petrologia sedimentar e Sedimentologia. 4º Semestre: Sistemas de representação geológica e geográfica, Geologia Estrutural e Geoquímica. 5º Semestre: Geologia de Portugal.
O aluno terá que demonstrar competências básicas ao nível de Topografia e Geologia de campo, Petrologia sedimentar e ígnea, assim como de geologia estrutural. Os princípios fundamentais da geologia nos quais assenta a geocronologia relativa dos eventos geológicos deverão estar apreendidos.
Bibliografia
BARNES, 1991. Basic Geo Mapping. GSL
COMPTON 1985. Geology in the field: Ny, J. W & Sons
GROSHONG 2006. 3-D Structural Geol, Springer
LISLE 2004. Geologic structures maps. P. guide.Elsevier
McCLAY 1987. Mapping geolog structures. GSL
THORPE & BROWN 1985. Field Description of Igneous Rocks. GSL
FRY 1996. Field Descrip of Metamorphic Rocks. GSL H.S.
TUCKER 1996. Sedimentary rocks in the field. The G.F.Guide S.
Método de ensino
Métodos de ensino
Numa fase inicial serão introduzidos conceitos teóricos sobre a Cartografia Geológica, no sentido de preparar os alunos para os trabalhos de campo. Estas aulas introdutórias são realizadas com o apoio de projecção de slides em power point e a utilização de cartas geológicas publicadas.
A disciplina tem uma componente importante de campo, através da realização de levantamento geológico à escala 1/10000. Com base neste trabalho de índole prática deverá ser redigido um relatório de grupo.
Existirão ainda aulas em laboratório para a interpretação de cartas de áreas geologicamente complexas. Será privilegiado o exercício de leitura de cartas e execução de perfis geológicos.
Método de avaliação
NOTA: Os métodos de avaliação foram adaptados às atuais circunstâncias de emergência e contingência relacionadas com o surto por novo coronavírus (COVID-19). Sendo assim, houve necessidade de suprimir a componente de campo, quer nas práticas, quer como item de avaliação (Componentes B e C). A avaliação final individual será baseada na seguinte ponderação:
CF = 30%A + 40%B + 30%C onde A, B e C não podem ser < 6,0 em 20 valores.
A - Realização de um Mini-teste teórico-prático (30%);
B – Realização de relatório individual de análise crítica de um artigo científico com forte componente de cartografia geológica, em que esta foi imprescindível para uma leitura e aplicação dos princípios básicos do raciocínio geológico com expressão na discussão e nas conclusões.
C - Apresentação de relatório de análise crítica (30%);
Em relação a C, a avaliação é fundamentada nos seguintes critérios:
D – Qualidade da apresentação e exposição (power-point) - (40%)
E – Avaliação oral (60%)
É critério de frequência a presença, a pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas (por videoconferência)
A avaliação final individual é obtida através de uma ponderação que engloba três componentes:
A - realização de um Mini-teste teórico-prático (30%);
B – realização de relatório de campo (produção de um mapa geológico e consequente relatório) (40%);
C - Apresentação oral do trabalho de campo (30%);
É critério de frequência a presença, a pelo menos 2/3 das aulas teórico-prácticas e frequência a 2/3 das aulas de campo; esta última condição é eliminatória.
A classificação final (CF) é obtida através da seguinte ponderação:
CF = 30%A + 40%B + 30%C onde A, B e C não podem ser < 6,0 em 20 valores.
Em relação a C (Apresentação oral do trabalho de campo) a avaliação é fundamentada nos seguintes critérios:
D – Qualidade da apresentação do trabalho pelo grupo (Avaliação do grupo) - (40%)
E – Participação individual na apresentação (30%).
F – Avaliação oral individual (30%)
Nota 1: uma majoração que poderá ir até meio valor (em 20) poderá ser contemplada em função da diligência demonstrada e na qualidade dos perfis geológicos solicitados.
Nota 2: uma majoração que poderá ir até meio valor (em 20) poderá ser contemplada em função da dedicação demonstrada e na qualidade das observações de campo durante o levantamento geológico.
Conteúdo
Programa
Os conteúdos lectivos da disciplina serão desenvolvidos em quatro fases:
- Fase 1. Introdução de conceitos teóricos sobre Cartografia e análise/interpretação de mapas a diferentes escalas com realização de perfis geológicos expeditos.
- Fase 2. Em contexto de campo (nas proximidades da faculdade) o aluno é treinado a usar a bússola para representar no livro de campo afloramentos, marcar limites geológicos e projetar atitudes de estruturas.
- Fase 3. Componente de campo. Durante 5 dias o aluno terá de realizar um levantamento geológico à escala 1/10000.
- Fase 4. Produção de um relatório do campo, respeitando o modelo proposto pelo professor.
PROGRAMA Geral Teórico-pratico
1. Cartografia geológica – definições e objectivos.
2. Cartografia geológica – aplicações.
3. Leitura de cartas geológicas.
4. Como se elabora um mapa geológico.
5. Os levantamentos de campo (material indispensável…).
6. O manuseamento da bússola em situações reais.
7. Estudos de apoio à cartografia geológica: bibliografia, interpretação fotogeológica, modelação digital do terreno, satélite (teledeteção), geofísica, etc.
8. Cartografia e descrição de campo de rochas sedimentares.
9. Cartografia de rochas ígneas e rochas metamórficas. Cartografia de Corpos ígneos intrusivos e extrusivos.
10.O mapeamento de estruturas geológicas a diferentes escalas. Falhas, Zonas de cisalhamento, fraturas, dobras, clivagem/xistosidade, lineações.
11. Análise geométrica, cinemática e dinâmica perante padrões cartográficos reais e estruturas à mesoescala.
12. Georeferenciação e transferência dos suportes cartográficos de campo para suportes digitais (arcgis, autocad)
13. Como se elabora um relatório de campo?
14. Trabalho de campo. Cartografia geológica de uma determinada área da península Ibérica em simulação de uma situação real em contexto profissional ou de investigação.