Introdução à Teoria de Conjuntos
Objetivos
Introduzir a teoria de conjuntos num estilo informal mas suficientemente rigoroso. Salientar o carácter fundacional da teoria de conjuntos, o qual deriva do seu grande poder redutor e clarificador nas mais variadas noções matemáticas.
Caracterização geral
Código
10987
Créditos
3.0
Professor responsável
Manuel Messias Rocha de Jesus
Horas
Semanais - 3
Totais - 36
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos.
Bibliografia
1. H. B. Enderton. Elements of Set Theory. Academic Press, 1977.
2. A. J. Franco de Oliveira. Teoria de Conjuntos. Livraria Escolar Editora, 1982.
3. P. R. Halmos. Naive Set Theory. Springer, 1998.
4. T. Jech. Set Theory: The Third Millennium Edition, Revised and Expanded, Springer, 2002.
5. Y. Moschovakis. Notes on Set Theory. 2nd ed., Springer, 2006.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas (3h00).
Método de avaliação
Frequência: presença em pelos menos 2/3 das aulas.
Avaliação Contínua:
- 2 Testes - Avaliação Teórico-Prática
- Cada teste tem duração de 1 hora e 30 minutos.
- A nota final é a média aritmética dos dois testes. O aluno é aprovado se a nota final for superior ou igual a 9,5 valores.
Recurso:
- Possibilidade de melhoria de um dos testes na data de exame. A repetição de um dos testes tem a duração de 1 hora e 30 minutos.
ou
- Exame com a duração de 3 horas.
- O aluno é aprovado se tiver nota de exame superior ou igual a 9,5 valores.
Conteúdo
A Teoria de Conjuntos do ponto de vista intuitivo: