Introdução à Investigação Operacional
Objetivos
Introduzir a área científica da Investigação Operacional, nas suas componentes de modelação e optimização.
Estas duas componentes serão abordadas em diferentes temáticas subjacentes ao domínio científico da Investigação Operacional, nomeadamente na Gestão de Stocks, na Gestão de Projectos, na Teoria da Decisão, nas Cadeias de Markov e na Simulação.
Sendo esta uma unidade curricular introdutória, alguns dos conteúdos serão (ou poderão ser, por escolha do aluno) aprofundados em unidades curriculares subsequentes do plano curricular.
Caracterização geral
Código
3107
Créditos
6.0
Professor responsável
Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins
Horas
Semanais - 5
Totais - 105
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1. "Elementos de apoio às aulas de Introdução à Investigação Operacional", "Enunciados de Exercícios de Introdução à Investigação Operacional", Ruy A. Costa
2. Investigação Operacional, Valadares Tavares et al, McGraw Hill
3 Investigação Operacional-Exercícios e Aplicações, Mourão et al, Verlag Dashofer
4. Introduction to Operations Research, Hillier e Lieberman, McGraw Hill
5. Operations Research - An Introduction, Taha, Prentice Hall
6. Operations Research- Applications and Algorithms, Winston, Brooks/Cole
Método de ensino
As aulas teórico-práticas decorrem, usualmente, em laboratório computacional. No presente ano letivo as aulas serão lecionadas através da plataforma Zoom. O formato TP permite a apresentação dos conteúdos programáticos e a sua imediata aplicação, quando necessário utilizando meios informáticos.
Os alunos dispõem de elementos teóricos de apoio às aulas, bem como de enunciados de exercícios.
Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas, nas sessões semanais destinadas ao atendimento aos alunos ou ainda em sessões combinadas directamente entre aluno e professor.
Existe uma avaliação regular de conteúdos durante o semestre.
Método de avaliação
O Método de Avaliação será detalhado na área moodle da Unidade Curricular.
Todos os alunos deverão obter frequência para ser admitidos à avaliação. Dadas as circunstâncias do presente ano letivo, todos os alunos, salvo raras exceções, serão à priori considerados como estando Dispensados da obtênção da frequência.
A Aprovação poderá ser obtida por Avaliação Contínua ou por Exame.
A Avaliação Contínua será constituída por cinco mini-testes (T1, T2, T3, T4 e T2), um por cada capítulo do programa. Os cinco testes realizar-se-ão no final de cada capítulo, no horário das aulas e num formato à distância. Cada teste poderá estar cotado entre 3,5 e 5,5 valores. A classificação final por Av. Contínua será igual ao arredondamento aos nteiros de:
CF_AC = T1 + T2 + T3 + T4 + T5.
O aluno aprovará em Época Normal se CF_AC >= 9,5
A Avaliação por Exame será constituída por um Exame (Ex). A classificação final por Exame será igual ao arredondamento aos inteiros da claficação desse exame. O exame, à partida, realizar-se-á em formato à distância, se as condições da pandemia se mantiverem ou piorarem.
O aluno aprovará em Época de Recurso se CF_Ex >= 9,5
Conteúdo
1 - Gestão de Projectos (Método do Caminho Crítico; Diagrama de Gantt / Gestão de recursos; Redução da duração total de um projecto; Técnica PERT)
2 - Gestão de Stocks (modelos determinísticos básicos; extensões dos modelos determinísticos básicos). .
3 - Teoria da Decisão (Decisão em situações de incerteza e de risco; Utilidade. Introdução à decisão multicritério; Decisões sequenciais).
4- Cadeias de Markov em Tempo Discreto (Definição; Probabillidades de transição; Decomposição de uma cadeia homogénea; Teoremas Limite).
5 - Simulação (Geração de números pseudo-aleatórios; Aplicações).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: