Mecânica dos Sólidos

Objectivos

 Proporcionar conhecimentos básicos sobre representação do estado de tensão e de deformação num corpo sólido sujeito à acção de forças e de momentos. Particulariza-se o estudo a casos de peças lineares sujeitas a forças, axiais e transversais, e a momentos de flexão e de torção. São abordados, também, problemas estaticamente indeterminados, a instabilidade devida a cargas axiais e a análise do comportamento por alguns métodos energéticos.

 

Caracterização geral

Código

10578

Créditos

6.0

Professor responsável

António José Freire Mourão, Helena Victorovna Guitiss Navas

Horas

Semanais - 4

Totais - 67

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É fortemente recomendada a frequência / aprovação da disciplina de Mecânica Aplicada I.

Bibliografia

Mecânica dos Materiais, 3ª Edição Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr. e John T. deWolf - McGraw-Hill

Mecânica dos Materiais-C. Moura Branco-Fundação Calouste Gulbenkian

AppliedMechanicsofMaterials-J. E.Shigley-McGraw-Hill

Método de ensino

Aulas teóricas:
Exposição oral das matérias. Os primeiros minutos das aulas são reservados à síntese dos assuntos tratados na aula anterior. O fim das aulas é reservado à recapitulação dos pontos mais relevantes da matéria exposta.
 
Aulas práticas:
Destinam-se à resolução de problemas pelos alunos. Os problemas incidem sobre as aulas teóricas precedentes.

Método de avaliação

Avaliação contínua (trabalho prático e teste):

- Trabalho prático (50 % da nota final) a entregar até 9 de junho; com apresentação e discussão dos trabalhos na semana 14 - 17 de junho (cada grupo terá 15 minutos para apresentação do respetivo trabalho).

O trabalho é realizado em grupos de 4-5 alunos. Cada grupo deverá enviar o seu trabalho para hvgn@fct.unl.pt e ajfm@fct.unl.pt até as 24:00 de 9 de junho. Entregas até 30 minutos de atraso serão penalizadas de um valor; entre 30 min e uma hora serão penalizadas com 2 valores; não serão aceites trabalhos enviados com atraso superior a uma hora.

- Teste (50 % da nota final) no dia 18 de maio às 11 h (na aula teórica).

 Exame na época de exames (a contar com 50 % da nota final; o trabalho conta com os restantes 50 %).

Conteúdo

Estudo do Comportamento Mecânico dos Materiais e exemplos de aplicação prática de Cálculo de Tensões e de Deformações em corpos prismáticos, no domínio elástico, compreendendo os conceitos principais seguintes: Elasticidade: Conceito de Tensão – Normal e de Corte – e Deformações correspondentes; Ensaio de Tracção de materiais metálicos; Tensões e Deformações Residuais; Coeficiente de Segurança; Representação de estados, planos, de tensão no círculo de Mohr; Tensões e Direcções Principais; Relação entre Deformações Axiais e Transversais. Princípio de Sobreposição; Carregamento Multiaxial; Lei de Hooke Generalizada - Módulo de Young, coeficiente de Poisson;Dimensionamento de Órgãos Mecânicos; Dimensionamento de Ligações por Pinos, por Rebites e por Parafusos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: