Ergonomia
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
- conceber contextos de trabalho adequados às capacidades e limitações físico-motoras
- fazer uma análise crítica às posturas; dimensionar o posto de trabalho baseado nas dimensões antropométricas dos utilizadores
- planear/adaptar atividades prevenindo a fadiga por actividade estática ou dinâmica
- estruturar ciclos de trabalho em movimentação manual de cargas, prevenindo lesões musculo-esqueléticas.
- comunicar com os técnicos de segurança das empresas
Caracterização geral
Código
10588
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Teresa Martins Videira Gabriel, Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável. Não há requisitos especiais.
Bibliografia
• Bush PM. Ergonomics–foundational principles,applications,and technologies. Taylor & Francis,2011
• Kroemer K. Fitting the Human. 7ªed. Taylor & Francis,2017
• Lehto MR, Buck JR. Introduction to human factors and ergonomics for engineers. Taylor & Francis,2008
• Marras WS. Occupational ergonomics: design and management of work systems,2003
• Oborne DJ. Ergonomics at work: human factors in design and development. 3ªed. John Wiley & Sons,1995
• Pheasant S. Bodyspace. 2ªed.Taylor & Francis,1999
• Salvendy G. Handbook of human factors and ergonomics. 2ª ed.John Wiley & Sons,1997
• Stack T et al. Occupational ergonomics – a practical approach. John Wiley & Sons, 2016
• Stanton NA et al. A guide to methodology in ergonomics: designing for human use. Taylor & Francis,1999
• Wilson JR & Corlett EN. Evaluation of human work: a practical ergonomics methodology. 2ª ed. Taylor & Francis,1995
Método de ensino
O método de ensino consta de aulas teóricas e aulas praticas.
As aulas teóricas serão “online”, expositivas e dialogadas, e serão fundamentadas nos conteúdos da unidade curricular.
As aulas práticas irão ocorrer através de atividades “online” de apoio didático, visando a inter-relação do conteúdo da disciplina com os trabalhos de campo em desenvolvimento. Se possível (devido à situação da “pandemia”), irão ocorrer encontros presenciais no laboratório com agendamento prévio com os alunos.
Método de avaliação
A avaliação será efetuada ao longo do semestre, levando em consideração o interesse e a participação do aluno nas discussões e o desempenho nas atividades propostas.
• 50% componente teórica (T). Será uma avaliação teórica individual sobre os conteúdos leccionados. Nota superior a 9,5 valores.
• 50% componente prática. Serão três avaliações práticas (P1,P2 e P3), em grupo, em momentos distintos e com conteúdo diferente. A média ponderada dos três momentos de avaliação tem que ser superior a 9,5 valores.
Cálculo da nota final:
NF = 0,5*T + 0,5*(P1+P2+P3)/3
Conteúdo
1. Introdução à Ergonomia. Definição e relação com a indústria.
2. O trabalho humano e as suas dimensões física, cognitiva e organizacional.
3. Conceitos fundamentais de anatomia, em particular, do sistema musculoesquelético.
4. Capacidades funcionais e postura de trabalho.
5. Métodos para análise da carga biomecânica (RULA, REBA e OWAS).
6. Tarefas repetitivas: ferramentas e métodos de análise (Strain Index, OCRA e ACGIH TLV-HAL).
7. Movimentação Manual de Cargas. Planeamento de tarefas para prevenção de lesões (NIOSH, ACGIH TLV e recomendações do HSE).
8. Ferramentas portáteis e os riscos para a fadiga e patologia.
9. Lesões músculo-esqueléticas associadas ao trabalho e princípios de prevenção.