Metodologias Lean e Seis Sigma
Objetivos
No final da lecionação daunidade curricular os estudantes devem apresentar competências e capacidades que lhes permitam:
O1: Compreender a importância da gestão Lean e Seis Sigma nas organizações
O2: Identificar, caracterizar e enquadrar os diversos conceitos e respectivas ferramentas
O3: Saber aplicar os conceitos, medidas e principais ferramentas de ambas as abordagens em diversos ambientes produtivos
CO: Complementarmente às competências técnicas específicas da unidade curricular, procurar-se-à desenvolver no aluno capacidades críticas e de trabalho, individual e em grupo, tais como: facilidade de diálogo e comunicação.
Caracterização geral
Código
10611
Créditos
3.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Radu Godina
Horas
Semanais - 3
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Aconselha-se que os alunos apresentem competências prévias em: Gestão da Qualidade, Gestão de Stocks, Planeamento e Controlo da Produção e da Qualidade.
Bibliografia
- Wilson, L. (2015). How To Implement Lean Manufacturing (2nd. edit). McGraw Hill Professional.
- Nash M.A. , Poling S.R. (2011) Mapping the Total Value Stream: A Comprehensive Guide for Production and Transactional Processes, 1 edition. Productivity Press
- Aukal, G., Manos, A. (2006). Lean Kaizen: A Simplified Approach to Process Improvements. ASQ Quality Press.
- Duffy, G.L. (2013). Modular Kaizen: Continuous and Breakthrough Improvement. ASQ Quality Press.
- Monden Y. (2011) Toyota Production System: An Integrated Approach to Just-In-Time, 4th Edition. Productivity Press, Boca Raton.
- Baird, C. (2009). The Six Sigma Manual for Small and Medium Businesses: What You Need to Know Explained Simply. Atlantic Publishing Company.
Método de ensino
A lecionação da unidade curricular é realizada combinando em cada sessão uma vertente conceptual/teórica, e uma vertente aplicada, em aulas teórico-praticas.
Método de avaliação
A avaliação final da unidade curricular (UC) de Metodologias Lean e Seis Sigma (MLSS) será baseada nos seguintes elementos:
A frequência (FREQ) é obtida através da realização, em grupo, de um trabalho: (1) proposta de artigo em temática pré-selecionada, (posteriormente apresentado e discutido em grupo) e A FREQ é obtida se (TG) > = 9.5, sendo válida por dois anos lectivos a pedido do interessado.
A aprovação e a classificação final na UC é feita: (1) um trabalho de grupo (TG) e; (2) teste ou exame final individual. Para aprovação na UC é exigida a classificação mínima de 9,5 valores: na média do TG com a avaliação individual (T ou EX) sendo obtida com: 0.30 (TG) + 0.70 (T ou EX).
Trabalho de Grupo (TG): consiste numa apresentação a entregar e realizar de acordo com o especificado. Os grupos serão de 3 elementos.
O trabalho TG deve ser entregue no dia 24 de Maio, dia da apresentação, no início da aula, em formato digital, em pdf. Os trabalhos serão verificados com software de detecção de plágio.
A data da apresentação, será no dia da entrega dos trabalhos: 24 de Maio
A nota final de MLSS será composta da seguinte maneira:
Nota final = 0,30*TG + 0,70*Teste (ou Exame)
A nota de cada uma das componentes de avaliação é arredondada às décimas.
A aprovação ocorre se a nota final for igual ou superior a 9,5 valores.
Conteúdo
1. A Melhoria Contínua nas Organizações
- Evolução história da melhoria contínua nas organizações
- Principais Estratégias Corporativas para a Melhoria Contínua: Lean (Lean Thinking) e Six Sigma (Seis Sigma)
- Conceitos MUDA e KAIZEN e medidas fundamentais Lean & Seis Sigma
- Ciclos de desenvolvimento DMAIC & DMADV
2. Estudo de Ferramentas Lean & Seis Sigma
- Mapeamento da cadeia de valor (VSM)
- Ferramenta A3
- Melhoria de Troca de Ferramentas (SMED)
- Sistema Kanban
- Tecnica 5S
- Andon/Jidoka/Poka Yoke/Heijunka
- Mizusumashi & Yamazumi
3. Caracterização de Métricas de Avaliação Lean & Seis Sigma
- Takt Time (TT) / Beat Time
- Lead time (L/T) e Cycle time (C/T)
- Overall Equipment Effectiveness (OEE)
- DPU, DPO, DPMO e o Nivel Sigma
- Custos da não qualidade (COPQ)
4. Estudo e Análise de Casos Reais