Ecossistemas de Negócios Digitais

Objectivos

Este curso interdisciplinar oferece uma exposição multidimensional ao mundo de tecnologias emergentes e ecossistemas de startups digitais. Tem os seguintes objetivos:

1. Fornecer consciência e interações com o mundo dos ecossistemas de startups.

2. Conscientize-se dos principais atores do ecossistema e desenvolva uma compreensão mais profunda dos fatores-chave para um ecossistema de sucesso.

3. Desenvolver uma forte motivação para uma abordagem orientada para o propósito de Empreendedorismo.

4. Desenvolver técnicas de ideação e validação de ideias.

5. Domine o uso de tecnologias digitais e marketing digital para o crescimento de sua startup.

6. Desenvolver consciência sobre as últimas inovações e tendências tecnológicas emergentes.

7. Conscientizar as implicações sociais, econômicas e políticas de um mundo impulsionado pela tecnologia, onde tecnologias, como big data, criptomoedas, blockchain, impressão 3D, carros autônomos, etc, estão trazendo grandes interrupções, mas também oportunidades futuras.

Caracterização geral

Código

10616

Créditos

3.0

Professor responsável

Aneesh Zutshi, António Carlos Bárbara Grilo

Horas

Semanais - 3

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimento das tecnologias baseadas na Internet e mente aberta para questionamentos críticos.

Bibliografia

Disponibilização de artigos relevantes sobre as várias matéricas leccionadas.

https://mygatewayproject.eu/online-courses

Método de ensino

A metodologia de ensino desta unidade curricular tem duas componentes fundamentais: a componente da Exploração e a componente do Desenvolvimento.

Na primeira componente, são apresentados aos alunos um conjunto de tópicos relevante e tranversais sobre a importância, impacto e características dos negócios digitais.

Na sua segunta componente, os alunos desenvolvem através de trabalhos práticos a aplicação prática dos principais conceitos apresentados.

Método de avaliação

A avaliação será feita através da realização de um trabalho de grupo, em que será solicitado aos alunos que elaborem o planeamento de uma Start Up Digital, ou o desenvolvimento de um negócio digital em empresa já estabelecida.

A avaliação será feita através da avaliação dos trabalhos, resultante de 3 elementos de avaliação:

Apresentação Oral (30%),

Apresentação Multimedia (20%),

Relatório Escrito (50%)

O trabalho será realizado durante as aulas, e a apresentação e entrega será realizada no final do período de aulas.

Conteúdo

1. Da ideia à empresa

• Motivação para o empreendedorismo
• Geração e validação de ideias
• Criatividade
• Pitching
• Startups e métricas enxutas
•Consolidação de equipe
• Construção de marca e presença digital

2. Ecossistemas de inicialização

• Aceleradores vs Incubadores
• Investidores anjo e VCs
• Colaborações de startups corporativas
• Dinâmica dos Ecossistemas
• Crowdsourcing
•Financiamento colaborativo
•Inovação aberta
•Descentralização

3. Características do negócio digital

• A evolução da Internet, mercados eletrônicos e redes colaborativas
• Redes Sociais, Web 2.0 e Mobile
• Internet Semântica, Big Data e Internet das Coisas
•Marketing digital
• Modelos de negócios digitais
• Organizações Exponenciais
•Globalização
• Revolução econômica e futuro do trabalho

4. Tecnologias Digitais

•Dispositivos móveis
• Tecnologias baseadas em localização
• Aplicativos
•Internet das Coisas
• Big Data
• Tecnologias do Futuro
• Blockchain
• Cidades Inteligentes

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: