Sistemas de Telecomunicações

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre as redes de telecomunicações modernas de modo a compreenderem o funcionamento das suas principais características.

O destaque vai para as suas arquiteturas gerais (tanto do ponto de vista de hardware como software) e para o modo como as redes se formam obedecendo a modelos de referência.

Pretende-se que os alunos se sintam familiarizados com os vários níveis físicos possíveis (guiados, não guiados, etc.) e que percebam a necessidade de uso do nível lógico assim como de um subnível de acesso a um meio partilhado. Para cada nível (ou subnível) estudam-se algumas redes reais e pretende-se que os alunos desenvolvam espírito crítico sobre as principais opções técnicas adoptadas para essas redes.

A parte laboratorial consiste na aprendizagem básica da programação de aplicação em redes utilizando sockets, relevante para futuras disciplinas no curso.

Caracterização geral

Código

10480

Créditos

6.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 62

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

"Computer Networks", A. Tanenbaum & D. Wetherall, 5ª ed, Prentice-Hall, 2010

Vários documentos tutoriais disponibilizados na página da disciplina

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Introdução

  • Uso de Redes de Computadores; O Hardware de Redes; O Software de Redes; Modelos de Referência; Exemplos de Redes; Normalização em Redes; API para aplicações em rede.

O Nível Físico

  • Bases Teóricas; Meios de Transmissão Guiados; Transmissão sem fios; Comunicação por Satélite; - O Sistema Telefónico; O Sistema Telefónico Móvel; Televisão por Cabo. 

O Nível Lógico

  • Considerações Gerais; Controlo de erro; Protocolos Elementares; Protocolos de Janela  Deslizante; Exemplos (HDLC, com os vários LAPx e LLC). 

O Subnível de Acesso ao Meio (MAC)

  • O Problema da Alocação do Canal; Protocolos de Acesso  Múltiplo; Ethernet; Wireless LANs, Wireless de Banda Larga; Bluetooth; Comutação no Nível Lógico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: