Sistemas de Telecomunicações
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre as redes de telecomunicações modernas de modo a compreenderem o funcionamento das suas principais características.
O destaque vai para as suas arquiteturas gerais (tanto do ponto de vista de hardware como software) e para o modo como as redes se formam obedecendo a modelos de referência.
Pretende-se que os alunos se sintam familiarizados com os vários níveis físicos possíveis (guiados, não guiados, etc.) e que percebam a necessidade de uso do nível lógico assim como de um subnível de acesso a um meio partilhado. Para cada nível (ou subnível) estudam-se algumas redes reais e pretende-se que os alunos desenvolvam espírito crítico sobre as principais opções técnicas adoptadas para essas redes.
A parte laboratorial consiste na aprendizagem básica da programação de aplicação em redes utilizando sockets, relevante para futuras disciplinas no curso.
Caracterização geral
Código
10480
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto
Horas
Semanais - 5
Totais - 62
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
"Computer Networks", A. Tanenbaum & D. Wetherall, 5ª ed, Prentice-Hall, 2010
Vários documentos tutoriais disponibilizados na página da disciplina
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Introdução
- Uso de Redes de Computadores; O Hardware de Redes; O Software de Redes; Modelos de Referência; Exemplos de Redes; Normalização em Redes; API para aplicações em rede.
O Nível Físico
- Bases Teóricas; Meios de Transmissão Guiados; Transmissão sem fios; Comunicação por Satélite; - O Sistema Telefónico; O Sistema Telefónico Móvel; Televisão por Cabo.
O Nível Lógico
- Considerações Gerais; Controlo de erro; Protocolos Elementares; Protocolos de Janela Deslizante; Exemplos (HDLC, com os vários LAPx e LLC).
O Subnível de Acesso ao Meio (MAC)
- O Problema da Alocação do Canal; Protocolos de Acesso Múltiplo; Ethernet; Wireless LANs, Wireless de Banda Larga; Bluetooth; Comutação no Nível Lógico.