Preparação de Dissertação

Objectivos

A Preparação de Dissertação possibilita ao aluno aplicar de forma integrada as competências adquiridas, complementando-as através da realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica. Esta unidade destina-se à preparação da realização do trabalho de I&D original e elaboração da Dissertação, pelo que, o principal objetivo é a realização com sucesso da Dissertação de Mestrado. Isto inclui o desenvolvimento de capacidade para a realização pesquisa bibliográfica, conducente à elaboração de um relatório contendo o estado da arte na área do trabalho a desenvolver, seguido de atividade de investigação, supervisionada pelo orientador e em autonomia, aplicando metodologias de investigação adequadas, e a capacidade de iniciar a realização um trabalho com significativo grau de originalidade.

Caracterização geral

Código

10961

Créditos

12.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 10

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Ter selecionado uma proposta de dissertação oferecida no CLIP

Bibliografia

A bibliografia a usar será função da temática a investigar e recomendada, caso a caso, pelos orientadores

Método de ensino

As atividades previstas nesta unidade serão realizadas pelo aluno em interação direta com o seu supervisor e poderão incluir a frequência de seminários específicos. Frequentemente o trabalho é enquadrado por projetos de investigação. Ao longo deste semestre, a tempo parcial, os alunos devem iniciar a atividade de investigação e desenvolvimento. A avaliação é feita conjuntamente com a disciplina de Dissertação.

Método de avaliação

O aluno será avaliado pelo orientador em conjunto com outros professores da secção, com base no trabalho realizado e no laboratório elaborado. A avaliação terá o objetivo de determinar :

 -Se o aluno demonstrou que estudou o estado da arte, identificou as tarefas a realizar e elaborou um plano de trabalhos com uma planificação aceitável. Pode inscrever-se na Dissertação no semestre seguinte.


Se o aluno não demonstrou que estudou o estado da arte, identificou as tarefas a realizar e elaborou um plano de trabalhos com uma planificação aceitável. Não pode inscrever-se na Dissertação e deverá repetir a preparação da dissertação no semestre seguinte.

Conteúdo

Nesta unidade cada aluno deve realizar o seu trabalho de I&D de acordo com os objetivos que constam da proposta de dissertação, aprovada pela Comissão Científica do MIEEC. De forma geral, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de atividades:

- Realização de Pesquisa Bibliográfica

- Elaboração de relatório com o estado da arte, no domínio o trabalho a desenvolver

- Inicio do desenvolvimento do trabalho

Para garantir que todos os alunos conseguem atingir os objetivos propostos para esta disciplina, existem 4 horas de aulas teóricas comuns a todos os alunos, em que serão apresentados e debatidos temas relevantes tais como:

- Gestão do tempo

- Relação orientador/orientando

- Editores de texto para publicações científicas

- Gestores de referências bibliográficas

- Pesquisa de informação científica

- Técnicas de escrita científica

- Tabelas e gráficos

- Plágio e direitos de autor

- Estrutura típica de uma Dissertação

Cada aluno individualmente terá 2 horas de contacto semanal com o seu orientador de dissertação em que serão discutidos em detalhe a elaboração do estado da arte e a planificação do trabalho futuro.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: