Sistemas de Informação Médica

Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos sobre a organização de informação médica, a criação e exploração de ferramentas de análise de dados e suporte ao diagnóstico, o fácil e eficiente acesso à informação e a partilha dessa informação entre entidades médicas, os  standards de registo electrónico de doente, as técnicas básicas de criação de bases de dados clínicos, os princípios básicos de Internet e da sua influência na prestação de saúde, as possibilidades da telemedicina e respectivo suporte técnico e as diversas técnicas de implementação de sistemas de apoio à decisão

Caracterização geral

Código

7661

Créditos

6.0

Professor responsável

José Manuel Matos Ribeiro da Fonseca

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O estudante deverá possuir conhecimentos razoáveis de programação (de preferência em C/C++ ou C#).

Bibliografia

Enrico Coiera (2003). “The Guide to Health Informatics”-2nd Edition. Oxford University Press.

J.van BemmelM.A. MusenMark A. Musen (Eds). “Handbook of Medical Informatics”. Springer Verlag.

Método de ensino

As aulas Teóricas fazem a introdução dos conceitos e apresentam problemas que são resolvidos na aula com a participação dos alunos. Nas aulas práticas da primeira metade do semestre os alunos desenvolvem pequenos projetos que servem de base ao projeto de um sistema de informação médica online. Na segunda metade do semestre os alunos vão abordar semanalmente a construção de classificadores automáticos usando as técnicas diferentes.

O projeto do sistema de informação médica serve para os alunos fazerem a consolidação dos conceitos teóricos introduzidos ao longo da disciplina num trabalho de maior dimensão. Neste caso são apresentados os requisitos de um sistema para armazenamento e consulta de informação médica que inclui um módulo de apoio à decisão e os alunos deverão projectar e implementar uma aplicação online que cumpra estes requisitos. Os questionários semanais no Moodle obrigam os alunos a seguir a matéria ao longo da sua lecionação sendo normalmente muito bem recebidos pelos estudantes.

Método de avaliação

  • 60 % Componente teórica 
    • 0,75 * NTT + 0,25 NTM
    •  NTT = Nota dos 2 Testes ou do Exame
    •  NTM = Nota da avaliação teórica no Moodle
      • média dos melhores 9 mini-testes moodle de um total de 10
      • os testes Moodle são efectuados fora das aulas
    • Condições: NTT >= 9.5 e NTM >= 9.5
  • 40 % Componente prática
    • 75% Trabalho 1+ 25% Trabalho 2
    • Nota dos trabalhos = relatório e discussão dos trabalhos
    • Condições: Trab1 ³ 9.5 Trab2 ³ 9.5

Nota final = (NTT*0,75 + NTM*0,25) * 0,60 + ( NTP1 *0,75 + NTP2 * 0,25 ) * 0,40

Observações:

  • Considera-se uma penalização de 1 valor por dia de atraso na entrega dos trabalhos práticos. 
  • É necessário ter nota não inferior a 9,5 valores em ambas as componentes prática e teórica.
  • Os testes de avaliação de conhecimentos e os exames serão presenciais e sem consulta.
  • Os alunos que venham a efetuar provas de avaliação (testes ou exame) de forma remota (por terem estatuto oficialmente reconhecido que lhes permita essa possibilidade) poderão ser chamados a defender a nota obtida numa discussão oral com os docentes que será efetuada de forma presencial ou remota de acordo com as circunstâncias.
  • Os testes realizados de forma remota serão considerados com consulta pelo que terão enunciado apropriado às circunstâncias

Conteúdo

Comunicação entre computadores
 - Comunicação série
 - Comunicação paralela
 - Redes de dados  
Tecnologias para desenvolvimento de sistema online
 - HTML
 - PHP
 - Bases de dados (SQL)
Sistemas de apoio à decisão
- Dedução, abdução e indução
- Lógica e probabilidades
- Teorema de Bayes
- Classificadores Bayseanos
- Classificadores de vizinhança
- Árvores de decisão
- Redes neuronais
- Algoritmos genéticos
- Classificadores difusos
Standards de representação de dados clínicos
Sistemas de informação para partilha de dados clínicos
Segurança de dados
A ética nos sistemas de informação
A Internet e a saúde

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: