Técnicas de Planeamento Territorial e Sustentabilidade Local
Objectivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender a relação entre o sistema ambiental, o sistema de mobilidade e transportes e o sistema urbano.
- Conhecer os vários tipos de externalidades ambientais e urbanas associadas aos vários modos de transporte.
- Saber os fundamentos do planeamento da mobilidade urbana sustentável (SUMP’s).
- Saber os fundamentos do planeamento e gestão da mobilidade pedonal, ciclável, das interfaces de transportes públicos, da rede viária, do estacionamento e do espaço público.
- Saber realizar auditorias à qualidade de percursos pedonais assim como à qualidade de percursos cicláveis.
- Saber efetuar análises a interfaces de transportes públicos nas perspetiva do TOD – Transit, Oriented Development.
- Ser capaz de intervir na regeneração dos sistemas de mobilidade e transportes, visando a melhoria do seu impacte no ambiente local e global e na saúde humana.
Caracterização geral
Código
10391
Créditos
3.0
Professor responsável
João António Muralha Ribeiro Farinha
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos especiais.
Bibliografia
- Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa 2020-2030; MATE; Portugal; março 2019.
- Guidance on Conducting Walking Audits – Active Access Project; Intelligent Energy Europe, EC; Bronwen Thornton -- Walk21; 2013.
- Guidelines. Developing and Implementing a Sustainable Urban Mobility Plan; EC, DG Mobility and Transport; 2013.
- Pacote da Mobilidade (IMT) - Estratégia para a Acessibilidade, Mobilidade e Transportes; Portugal, 2011.
- Reclaiming City Streets for People - Chaos or Quality of Life?; European Commission; s.d.
- TOD Standard 3.0 - Padrão de Qualidade DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável); IPTD; Nova York; 2017
- Transforming Cities with Transit - Transit and Land-Use Integration for Sustainable Urban Development; Cervero, Robert et al; The World Bank; 2013.
Método de ensino
A metodologia de ensino inclui a leitura crítica de artigos científicos, discussão em aula, apresentações pelo docente, realização de exercícios de aplicação para consolidação de matérias, pesquisas na internet, visualização de vídeos de motivação, acompanhamento e orientação dos trabalhos práticos dos alunos e espaços para realizar trabalhos de campo na AM Lisboa. Apresentações e discussão de resultados.
A avaliação de conhecimentos é de carácter contínuo. Tem 3 componentes: um trabalho individual (40%), um trabalho em grupo (40%) e a participação ativa nas aulas e a qualidade das discussões e dos exercícios aí realizados (20%).
Método de avaliação
Avaliação de conhecimentos é de carácter contínuo. Tem 3 componentes: um trabalho individual (40%), um trabalho em grupo (40%) e a participação ativa nas aulas e a qualidade das discussões e dos exercícios aí realizados (20%).
A frequencia é avaliada pela realização dos exercícios e a presença em pelo menos 70% das aulas.
Conteúdo
4 Componentes do Programa
1. Construir Fundamentos e Visões de Qualidade. Conceitos de mobilidade, acessibilidade, etc. Relações sistémicas. Externalidades e internalização. Novos paradigmas e razões ambientais. Oslo e Amesterdão. Orientações da UE sobre PMUS, orientações nacionais. Acalmia de trânsito. Hierarquia viária e gestão do estacionamento.
2. Mobilidade Suave. Planeamento e gestão de três subsistemas de mobilidade suave: pedonal, ciclável e interfaces de TP. Método TOD.
3. Protótipos. Construir protótipos para realizar auditorias à qualidade dos três subsistemas de mobilidade suave.
4. Hands-on. Aplicação prática dos protótipos em casos concretos de Lisboa e propor melhorias.