Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Objetivos

Aquisição de conhecimentos orientados para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas naturais e da intervenção humana no meio ambiente.

Sensibilização para os principais problemas ambientais da atualidade e apresentação de tecnologias usadas para a sua minimização/resolução, de forma a proporcionarem uma melhoria da qualidade de vida.

Aquisição de conhecimentos para avaliação da poluição gerada e desenvolvimento de medidas preventivas e curativas tendentes a um efetivo controlo da poluição e de recuperação do ambiente.

Promoção da capacidade de comunicação e de trabalho em equipas de formação heterogénea.

Caracterização geral

Código

10345

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Paula Baptista da Costa Antunes

Horas

Semanais - 3

Totais - 46

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos referentes aos problemas ambientais lecionados no Ensino Secundário.

Bibliografia

Chiras, D. (2006). Environmental Science. Creating a Sustainable Future, 7th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudburry.

Spoolman, S. e Miller, G.T. (2011). Living in the Environment: Principles, Connections, and Solutions, 17 ed. Brooks/Cole, Pacific Grove.

vanLoon, G. e Stephen, S. (2011). Environmental Chemistry. A Global Perspective, 3th ed. Oxford University Press, Oxford.

Wagner, T. e Sanford, R. (2009). Environmental Science: Active Learning Laboratories and Applied Problem Sets, 2nd ed. John Wiley & Sons, New York.

Wright, R.T. (2010). Environmental Science, 11th ed. Pearson Education, Upper Saddle River.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação de vários problemas ambientais visando a transmissão de conceitos básicos para a compreensão e resolução de problemas ambientais. Utilização de meios informáticos (Excel, PowerPoint e FrontPage) para resolução de exercícios, apresentação de trabalhos e elaboração de uma página na internet). Elaboração de um trabalho em grupo sobre um problema ambiental à escolha dos alunos, com apresentação oral e discussão, visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos. As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao e-learning.

Método de avaliação

Avaliação contínua.

Avaliação através de quatro minitestes de escolha múltipla (20% cada miniteste) e de um conjunto de trabalhos muito curtos realizados na aula (20%).

A frequência à disciplina é obtida através da frequência das aulas teórico-práticas (2/3).

CLASSIFICAÇÂO FINAL - Média aritmética dos cinco elementos de avaliação, arredondada à unidade.

Conteúdo

•Ambiente e sustentabilidade. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Transformações para a sustentabilidade
•População humana, recursos e sustentabilidade. O desafio da alimentação sustentável.
•Alterações climáticas. Estratégias de mitigação e adaptação
•Serviços dos ecossistemas e capital natural
•Qualidade ambiental. Contaminação ambiental e análise de risco
•Desafio da água limpa e saneamento para todos
•Qualidade do ar e congestionamento urbano
•Desafios da sustentabilidade nas empresas. Economia Circular
•Introdução à prática da engenharia do ambiente