Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Objetivos
Aquisição de conhecimentos orientados para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas naturais e da intervenção humana no meio ambiente.
Sensibilização para os principais problemas ambientais da atualidade e apresentação de tecnologias usadas para a sua minimização/resolução, de forma a proporcionarem uma melhoria da qualidade de vida.
Aquisição de conhecimentos para avaliação da poluição gerada e desenvolvimento de medidas preventivas e curativas tendentes a um efetivo controlo da poluição e de recuperação do ambiente.
Promoção da capacidade de comunicação e de trabalho em equipas de formação heterogénea.
Caracterização geral
Código
10345
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Paula Baptista da Costa Antunes
Horas
Semanais - 3
Totais - 46
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos referentes aos problemas ambientais lecionados no Ensino Secundário.
Bibliografia
Chiras, D. (2006). Environmental Science. Creating a Sustainable Future, 7th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudburry.
Spoolman, S. e Miller, G.T. (2011). Living in the Environment: Principles, Connections, and Solutions, 17 ed. Brooks/Cole, Pacific Grove.
vanLoon, G. e Stephen, S. (2011). Environmental Chemistry. A Global Perspective, 3th ed. Oxford University Press, Oxford.
Wagner, T. e Sanford, R. (2009). Environmental Science: Active Learning Laboratories and Applied Problem Sets, 2nd ed. John Wiley & Sons, New York.
Wright, R.T. (2010). Environmental Science, 11th ed. Pearson Education, Upper Saddle River.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação de vários problemas ambientais visando a transmissão de conceitos básicos para a compreensão e resolução de problemas ambientais. Utilização de meios informáticos (Excel, PowerPoint e FrontPage) para resolução de exercícios, apresentação de trabalhos e elaboração de uma página na internet). Elaboração de um trabalho em grupo sobre um problema ambiental à escolha dos alunos, com apresentação oral e discussão, visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos. As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao e-learning.
Método de avaliação
Avaliação contínua.
Avaliação através de quatro minitestes de escolha múltipla (20% cada miniteste) e de um conjunto de trabalhos muito curtos realizados na aula (20%).
A frequência à disciplina é obtida através da frequência das aulas teórico-práticas (2/3).
CLASSIFICAÇÂO FINAL - Média aritmética dos cinco elementos de avaliação, arredondada à unidade.
Conteúdo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: