Geologia

Objectivos

Nesta disciplina propedêutica pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento de base amplo e minimamente aprofundado sobre as Geociências, assim como sobre o papel e importância da Geologia como ciência aplicada e de apoio à decisão na Engenharia do Ambiente.

Caracterização geral

Código

10351

Créditos

3.0

Professor responsável

Ligia Nunes de Sousa Pereira de Castro

Horas

Semanais - 3

Totais - 54

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não são exigidos requisitos prévios.

Bibliografia

Bibliografia

Press, F.; Siever, R.; Grotzinger, J. & Jordan, T.H. (2003).  Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (NY), 4th ed.
Montgomery, C.W. (2013). Environmental Geology. McGraw Hill (NY), 10th ed., 560 p.
Jackson, R.E. (2019). Earth Science for Civil and Environmental Engineers. Cambridge Univ. Press, 1st Ed., 492 p.
Vallejo, L.I.G. (Coord.) (2002).  Ingeniería Geológica. Prentice Hall (Madrid), 744 p.

Método de ensino

Aulas teóricas para exposição das matérias incluídas no programa e aulas práticas para estudo e observação de minerais e de rochas. Interpretar cartas geológicas e construir perfis geológicos.

Método de avaliação

• A avaliação da UC divide-se em componente teórica (T) e componente prática (P).
 
• A avaliação contínua da disciplina é composta por 4 momentos de avaliação, 2 teóricos e 2 práticos:
 
T1–1ª parte teórica; T2–2ª parte teórica; P1–1ª parte prática (mapas); P2–2ª parte prática (rochas).
 
• A classificação final (F) é obtida da seguinte forma: F=(T+P)/2,
em que T=(T1+T2)/2 e P=(P1+P2)/2
 
• Para que o aluno possa ser considerado aprovado à UC, terá de cumprir os seguintes requisitos:
 
1. Ter obtido “frequência”, ou seja, ter registado presença num mínimo de 2/3 do total de aulas práticas (P) e do total de aulas teóricas (T) dadas ao longo do semestre;
 
2. Ter efetuado todas as componentes de avaliação teórica (T1 e T2) e prática (P1 e P2);
 
3. Ter obtido, pelo menos, 6/20 valores na componente de avaliação P1;
 
4. A média final F>= 9,5/20 valores (escala 0-20).
 
•  No caso do requisito 1 não ser cumprido, o aluno fica excluído de frequência à UC; no caso de qualquer dos 3 últimos requisitos não ser cumprido, o aluno fica admitido a exame final.
 
• A obtenção de nota mínima (>= 6,0) na componente P1 da avaliação contínua, permite a dispensa dessa parte da avaliação na época de exame. Qualquer classificação parcial obtida nos restantes momentos de avaliação (T1, T2, P1, P2) será válida até ao final do ano letivo.

Conteúdo

Teóricas

1. Enquadramento da disciplina nas Ciências e Engenharia do Ambiente. Origem e significado dos termos: Geologia e Ciências da Terra. Objecto de estudo da Geologia e as disciplinas que a compõem.

2. Minerais e rochas. Origem, características, textura, composição e modo de formação das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Métodos de classificação. Distribuição dos vários tipos de rochas na Terra.

3. Processos de sedimentação, ambiente de deposição e diagénese com base na interpretação e classificação das rochas sedimentares.

4. Geomorfologia. Mapa geomorfológico e modelo digital de terreno. Formas de relevo e processos físicos e químicos com elas relacionados. Geologia no controlo morfológico do terreno. Carta geomorfológica de Portugal e as grandes unidades morfoestruturais.

5. Origem e evolução da Terra. Aspectos gerais da evolução da Terra e da Vida. Os grandes intervalos de tempo geológico e Orogenias. Evolução do Homem. A evolução futura da posição dos continentes. Introdução à Cartografia Geológica. Alguns aspectos históricos da cartografia geológica portuguesa.

6. Deformação da Terra. Descrição e classificação de estruturas geológicas. Neotectónica e risco sísmico. Actividade neotectónica no território Nacional.

7. Recursos hídricos. Origem, natureza, distribuição, movimento e exploração. Preservação das águas subterrâneas e superficiais.

8. Geologia aplicada a obras de engenharia. Parâmetros físicos e mecânicos estudados para a caracterização geotécnica dos solos e das rochas. Estudos envolvidos na caracterização de terrenos para obras de engenharia.

9. Geologia de Portugal e “Geomonumentos”. Património geológico e Geoconservação.  A Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade. Património geológico e conceito de Geoparque.

10. Geologia e Ambiente.


Práticas

1. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfis e interpretação.

2. Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. Localização em Portugal e principais aplicações das rochas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: