Análise de Dados e Simulação em Ambiente
Objetivos
Os objectivos da cadeira de Análise de Dados e Simulação em Ambiente são os seguintes:
- Ajudar a estruturar a definição de problemas ambientais;
- Contribuir para a sua solução conceptualizando métodos de simulação, optimização e decisão;
- Implementar soluções utilizando ferramentas computacionais;
- Apresentar as soluções utilizando sistemas de animação e visualização.
Caracterização geral
Código
10365
Créditos
6.0
Professor responsável
António da Nóbrega de Sousa da Câmara, Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira
Horas
Semanais - 5
Totais - 90
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
- Antonio Camara, Environmental Systems, Oxford University Press, New York, 2002
http://adsa2012.wordpress.com
- Afonso A., Nunes C., 2010. Estatística, Probabilidades: Aplicações e Soluções. Escolar Editora.
- Berthouex, P. M. and L.C. Brown, 1994. Statistics for Environmental Engineers, Lewis Publishers, Boca Raton, 335 pp.
- Gilbert, R.O., 1987. Statistical Methods for Environmental Pollution Monitoring, Van Nostrand Reinhold, New York.
- Montgomery, D.C. and Runger, G. C., 2002. Applied Statistics and Probability for Engineers, 3rd edition, John Wiley & Sons Inc., New York, 720 pp.
- Marôco, J., 2010. Análise Estatística com o PASW (ex-SPSS), Report Number
- Moore, D.S. and G.P. McCabe, 2002. Introduction to the Practice of Statistics, 4th edition, W.H. Freeman and Company, New York, 828 pp.
- Murteira, B., C.S. Ribeiro, J. Andrade e Silva e C. Pimenta, 2002. Introdução à Estatística, McGraww-Hill, Lisboa.
Método de ensino
O ensino é baseado no método de imersão em que os trabalhos de casa e projectos são essenciais para complementar as aulas teórico-práticas.
Método de avaliação
A disciplina não tem exame, baseando-se a nota final no esforço desenvolvido ao longo do semestre. Não há presenças obrigatórias nas aulas. Nota final = 50% componente estatística ambiental + 50% componente simulação/otimização Componente de estatística = teste individual (25%) + trabalhos em grupo (2) (25%) Componente simulação = trabalhos em grupo (2) (50%) Não há nota mínima em nenhuma das componentes de avaliação. No total das componentes, devidamente ponderadas, o aluno deverá ter uma nota de 9,5 valores ou superior. Os trabalhos serão desenvolvidos em grupos de 2 ou 3 alunos.
Conteúdo
- Introdução
- Recolha de dados - amostragem
- Recolha de dados - amostragem; correlação espacial e temporal
- Visualização de dados
- Processamento de dados em Excel e bases de dados
- Regressão linear
- Análise de variância
- Análise em componentes principais e séries temporais
- Diagramas causais e modelação
- Noções básicas de equações diferenciais e aplicação do método de Runge-Kutta
- Gestão de redes
- Interação individual com alunos
- Abordagem integrada dos problemas ambientais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: