Análise de Dados e Simulação em Ambiente

Objetivos

Os objectivos da cadeira de Análise de Dados e Simulação em Ambiente são os seguintes:

- Ajudar a estruturar a definição de problemas ambientais;

- Contribuir para a sua solução conceptualizando métodos de simulação, optimização e decisão;

- Implementar soluções utilizando ferramentas computacionais;

- Apresentar  as soluções utilizando sistemas de animação e visualização.

Caracterização geral

Código

10365

Créditos

6.0

Professor responsável

António da Nóbrega de Sousa da Câmara, Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira

Horas

Semanais - 5

Totais - 90

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

- Antonio Camara, Environmental Systems, Oxford University Press, New York, 2002

http://adsa2012.wordpress.com

- Afonso A., Nunes C., 2010. Estatística, Probabilidades: Aplicações e Soluções. Escolar Editora.

- Berthouex, P. M. and L.C. Brown, 1994. Statistics for Environmental Engineers, Lewis Publishers, Boca Raton, 335 pp.

- Gilbert, R.O., 1987. Statistical Methods for Environmental Pollution Monitoring, Van Nostrand Reinhold, New York.

- Montgomery, D.C. and Runger, G. C., 2002. Applied Statistics and Probability for Engineers, 3rd edition, John Wiley & Sons Inc., New York, 720 pp.

- Marôco, J., 2010. Análise Estatística com o PASW (ex-SPSS), Report Number

- Moore, D.S. and G.P. McCabe, 2002. Introduction to the Practice of Statistics, 4th edition, W.H. Freeman and Company, New York, 828 pp.

- Murteira, B., C.S. Ribeiro, J. Andrade e Silva e C. Pimenta, 2002. Introdução à Estatística, McGraww-Hill, Lisboa.

Método de ensino

O ensino é baseado no método de imersão em que os trabalhos de casa e projectos são essenciais para complementar as aulas teórico-práticas.

Método de avaliação

A disciplina não tem exame, baseando-se a nota final no esforço desenvolvido ao longo do semestre. Não há presenças obrigatórias nas aulas. Nota final = 50% componente estatística ambiental + 50% componente simulação/otimização Componente de estatística = teste individual (25%) + trabalhos em grupo (2) (25%) Componente simulação = trabalhos em grupo (2) (50%) Não há nota mínima em nenhuma das componentes de avaliação. No total das componentes, devidamente ponderadas, o aluno deverá ter uma nota de 9,5 valores ou superior. Os trabalhos serão desenvolvidos em grupos de 2 ou 3 alunos.

Conteúdo

- Introdução
- Recolha de dados - amostragem
- Recolha de dados - amostragem; correlação espacial e temporal
- Visualização de dados
- Processamento de dados em Excel e bases de dados
- Regressão linear
- Análise de variância
- Análise em componentes principais e séries temporais
- Diagramas causais e modelação
- Noções básicas de equações diferenciais e aplicação do método de Runge-Kutta
- Gestão de redes
- Interação individual com alunos
- Abordagem integrada dos problemas ambientais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: