Solo e Poluição do Solo
Objetivos
A disponibilizar brevemente
Caracterização geral
Código
10368
Créditos
6.0
Professor responsável
Alexandra de Jesus Branco Ribeiro
Horas
Semanais - 5
Totais - 87
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bibliografia principal
-
Brady, N. C. & Weil, R. R. (2008). The Nature and Properties of Soil. 14th edition. Pearson-Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 990 pp., ISBN 13-978-0-13-227938-3
-
Certini, G. & Scalenghe, R. (Eds.) (2006). Soils. Basic Concepts and Future Challenges. Cambridge University Press, Cambridge, UK, ISBN 9780521851732, 310 pp.
-
Ellis, S. & Mellor, A. (1995). Soils and Environment. Routledge, London, 368 pp., ISBN 0-415-06887-8
-
IUSS Working Group WRB (2015). World Reference Base for Soil Resources 2014, update 2015 International soil classification system for naming soils and creating legends for soil maps. World Soil Resources Reports No. 106. FAO, Rome, 192 pp.
-
Rodríguez-Eugenio, N., McLaughlin, M., Pennock, D. (2018). Soil Pollution: A hidden reality. FAO, Rome. 142 pp.
Método de ensino
A leccionação das aulas teórico-práticas é realizada em salas de aula, equipadas com data-show.
A leccionação das aulas práticas é realizada no laboratório de ensino (Lab. 231), equipado com data-show.
O material pedagógico para acompanhamento da matéria é disponibilizado na página da UC no Moodle, que também permite o acompanhamento dos alunos ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à realização do trabalho de grupo.
Método de avaliação
1 – AVALIAÇÃO
1.1 – Obtenção de frequência: a) Nº de faltas inferior ou igual a 1/3 do nº total de aulas teórico-práticas e práticas.
1.2 – Avaliação da matéria TP tem um peso de 70 % na classificação final. 1.2.1 - Avaliação contínua - Realização de 2 testes ao longo do semestre. A nota final é obtida por média ponderada. 1.2.2 – Avaliação por exame final aplica-se a alunos que tenham obtido frequência à UC e que tenham reprovado na avaliação contínua. Aplica-se também às melhorias. 1.3 – Trabalho de grupo: O trabalho, com um máximo de 5 páginas, deve obedecer às normas de formatação disponibilizadas na página da UC, no Moodle. 1 - No prazo limite de entrega do trabalho, este será entregue como documento escrito e, simultaneamente, descarregado na página da UC no Moodle (no local criado para o efeito). 2 - Cada grupo fará uma exposição oral do seu trabalho, durantes as aulas (dia dado a conhecer atempadamente), através de uma apresentação que não pode exceder os 15 minutos. Nota: o acompanhamento da UC é feito através de uma página já criada na plataforma Moodle desta Faculdade, na qual todos os alunos deverão estar inscritos, de forma a acompanhar devidamente a UC.
Conteúdo
1 - Ideia geral da formação e constituição do solo. Perfil. Horizontes; 2 - Matéria mineral; 3 - Matéria orgânica; 4 - Algumas propriedades físicas do solo: textura, cor, estrutura, densidades real e aparente, porosidade; 5 - Adsorção e troca de iões; 6 - Dispersão e floculação dos coloides; 7 - Acidez e alcalinidade. Sua determinação. Capacidade tamponizante. Distribuição em Portugal. Importância; 8 - Água do solo; 9 - Classificação e caracterização dos solos de Portugal Continental; 10 - Funções e usos do solo; 11 - Estratégia Europeia de Proteção do Solo. Formas de degradação. Modelo DPSIR; 12 - Erosão acelerada e desertificação. Conservação do solo; 13 - Actividade agrícola e contaminação do solo; 14 - Metais pesados e micropoluentes orgânicos. Comportamento no solo; 15 - Avaliação e recuperação de áreas contaminados. Técnicas de remediação. Casos de estudo e sua aplicação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: