Gestão da Água

Objetivos

Nesta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências sobre todo o processo de planeamento e gestão de recursos hídricos, incluindo aspectos legais e institucionais, quer ao nível nacional quer internacional, que lhes permitam:

- Compreender e desenvolver processos de planeamento de recursos hídricos

- Proceder a avaliações de disponibilidades e necessidades de água

- Compreender a relevância e os impactos das alterações climáticas no sector da água

- Ser capaz de escolher e usar procedimentos, metodologias e ferramentas essenciais no processo de gestão da água e de tomada de decisão

Deverão também os alunos adquirir competências na implementação de métodos e ferramentas, permitindo-lhes a:

- definição de estratégias de monitorização

- caracterização de disponibilidades e necessidades hídricas

- avaliação de balanços hídricos

- conceção de aproveitamentos hidráulicos

- avaliação integrada de qualidade da água

- quantificação de impactes de alterações climáticas.

Caracterização geral

Código

10379

Créditos

6.0

Professor responsável

António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues, Paulo Alexandre Marques Diogo

Horas

Semanais - 5

Totais - 49

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Brundtland, Gro Harlem (2004) – “Remarks by Dr. Gro Harlem Brundtland, MD, MPH - Former Prime Minister of Norway, Past Director-General of World Health Organization“,4th Annual Peter M. Wege Lecture on Sustainability, Lydia Mendelssohn Theatre, The University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, October 29, USA.

Lencastre, A. e F.M. Franco, 2003, Lições de Hidrologia, FCT-UNL.

Leitão, A. E.; Rodrigues, A. C.; Henriques, A. G. (1996) - “Uma Nova Visão para o Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos Portugueses no Início do Século XXI”, 3º Congresso da Água, APRH, Lisboa, Março.

Loucks, D. P. and E. van Beek, Water Resources Systems Planning and Management, UNESCO, Paris, 2005

Directiva-Quadro da Água: http://apambiente.pt/dqa/assets/01-2000_60_ce---directiva-quadro-da-%c3%a1gua.pdf

Método de ensino

A disciplina de Gestão da Água corresponde a 6 créditos ECTS, e é leccionada no quarto ano (7° semestre) do curso. A disciplina corresponde a 150 horas, das quais 66 são horas de estudo. Existem duas horas de aulas teóricas por semana, e quatro horas de trabalho complementar (seminários e apoio prático).

Método de avaliação

A avaliação na unidade curricular (UC) é realizada de 0 a 20 valores.

A avaliação é composta por duas componentes : teórica e prática

A componente teórica é avaliada através de 2 testes (T1 e T2), cada um contribuindo para 20% da nota final.

A componente prática é avaliada através de 2 trabalhos práticos (TP1 e TP2), cada um contribuindo para 30% da nota final.

A aprovação na UC implica média igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das componentes: [T1+T2]/2 >= 9,5 valores e [TP1+TP2]/2 >= 9,5.

A Nota Final (NF) é obtida de acordo com:

NF=T1 x 0,2 + T2 x 0,2 + TP1 x 0,3 + TP2 x 0,3

Conteúdo

1. Importância e necessidade da gestão da água

2. Instrumentos

  • Enquadramento legal
  • Sistema institucional
  • Planeamento
  • Quantificação de disponibilidades e necessidades hídricas
  • Avaliação de balanços hídricos
  • Regime económico-financeiro
  • Monitorização
  • Licenciamento
  • Fiscalização
  • Construção e exploração de infraestruturas:

                    Aproveitamentos de fins múltiplos

                 Ciclo urbano da água

  • Águas transfronteiriças

3. Princípios

  • Sustentabilidade
  • Uso eficiente
  • Princípio do utilizador-pagador
  • Abordagem DPSIR
  • Princípio da precaução
  • Princípio da participação

4. Metodologias de suporte à gestão

  • Águas interiores, de transição e costeiras
  • Modelos de balanço hídrico
  • Modelos de qualidade da água
  • Avaliação e quantificação de pressões
  • Incerteza e otimização
  • Índices de seca e de escassez
  • Potencial hidroenergético
  • Sistemas de informação e apoio à decisão

5. Alterações climáticas

  • Impactos
  • Cenários de evolução das disponibilidades e necessidades (quantificação e análise
  • Medidas de adaptação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: