Sistemas Avançados de Tratamento de Águas

Objectivos

Na sequência e em articulação com a disciplina de Técnicas de Abastecimento e Tratamento de Águas, o objectivo da disciplina é o de os alunos adquirirem conhecimentos aprofundados relativos aos fundamentos técnicos, às aplicações e ao pré-dimensionamento de operações e processos unitários complementares em tratamento de águas. O aluno deverá adquirir competências específicas na avaliação integrada, optimização é pré-dimensionamento das operações e processos estudados.

Caracterização geral

Código

10398

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Gabriela Lourenço da Silva Féria de Almeida

Horas

Semanais - 3

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

- Crittenden, J. C., Trussell, R. R., Hand, D. W., Howe, K. J., & Tchobanoglous, G. (2012). MWH''''''''''''''''''''''''''''''''s water treatment: principles and design. John Wiley & Sons. 

- Spellman, F. R. (2017). The drinking water handbook. CRC Press.

- Metcalf and Eddy, Inc, Asano, T., Burton, F. L., Leverenz, H., Tsuchihashi, R., & Tchobanoglous, G. (2007). Water reuse. McGraw-Hill Professional Publishing.

- Mallevialle, J., Odendaal, P. E., & Wiesner, M. R. (Eds.). (1996). Water treatment membrane processes. American Water Works Association.

- AWWA - Water Quality and Treatment, A Handbook of  Community Water Supplies, Fith Edition, 1999, Mc-Graw-Hill. - HDR Engineering Inc.,

- Handbook of Public Water Systems, Second Edition, 2001, John Wiley. 

Método de ensino

A unidade curricular desenvolver-se-á numa vertente teórico-prática de três horas semanais onde se abordam, se fundamentam e se discutem os diferentes temas propostos no programa, incluindo também uma prespectiva mais  prática onde se aprende a identificar, resolver problemas reais no âmbito dos objectivos da UC e também a dimensionar os processos e operações unitárias que podem ser utilizados na prespectiva de reabilitação de sistemas, na concepção de novos sistemas recorrendo a tecnologias não convencionais.

Método de avaliação

A avaliaçao é realizada  através de 2 testes com duração de 75 min., a realizar no horário das aulas e um exercício de dimensionamento de um sistema de tratamento.

Cada teste terá uma contribuição de 45% para a nota final e o exercício de dimensionamento, 10%. 

A unidade curricular para ser concluída prevê a necessidade do aluno estar presente em pelo menos dois terços das aulas práticas, condição exigida para obter frequência.

Conteúdo

Fundamentos e pré-dimensionamento das operações e processos unitários de arejamento e desgaseificação, flotação, adsorção, permuta iónica, separação por membranas (microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa), remoção de contaminantes específicos (arsénio, nitratos, ferro e manganês, dureza).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: