Projeto de ETA e ETAR

Objectivos

O principal objetivo desta UC é a conceção e dimensionamento de instalações de tratamento de água, através da simulação de situações reais, incluindo as etapas mais relevantes, resumindo e agregando parte dos conhecimentos já adquiridos pelos alunos em anteriores UC e procurando incentivar o seu poder de análise e decisão.

Caracterização geral

Código

10403

Créditos

6.0

Professor responsável

António Pedro Macedo Coimbra Mano

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos devem apresentar conhecimentos nas áreas do tratamento de água e de águas residual. Devem, ainda, possuir conhecimentos básicos na utilização de programas de desenho gráfico (AutoCad), processamento de texto (Word) e de folhas de cálculo (Excel).

Bibliografia

Apontamentos da UC disponibilizados no CLIP (https://clip.unl.pt)

METCALF & EDDY - Wastewater Engineering - Treatment and Reuse   International  Edition, 2003;

SUSUMU KAWAMURA - Integrated Design and Operation of  Wayer Treatment Facilities  John Wiley & Sons, Inc.2000;

DEGRÉMONT-Memento Technique de L''''''''''''''''eau 2005;

SYED R.QASIM - Wastewater Treatment Plants. Planning, Design and Operation CRC Press, 1999.

Método de ensino

Nesta UC Serão realizados dois trabalhos de grupo ao longo do semestre (9 semanas para a realização do trabalho da ETAR, 5 semanas para a realização do trabalho da ETA). Para cada um dos trabalhos serão definidos objetivos semanais, correspondentes à elaboração sequencial das etapas mais relevantes conducentes à realização de um projeto, que serão desenvolvidas pelos alunos durante as aulas

Método de avaliação

A avaliação desta UC é constituída pela realização e avaliação de dois trabalhos em grupo (ETAR e ETA) e pela discussão individual da cada um deles. Será ainda realizado um teste final individual.

A aprovação à UC obriga à entrega dos dois trabalhos e do teste, bem como à realização da discussão dos trabalhos. É igualmente obrigatória a frequência de dois terços das aulas.

Conteúdo

Dois trabalhos (tratamento de água para abastecimento público e tratamento de água residual urbana) com abordagens idênticas:

1 - para um dado horizonte de projeto, análise das características qualitativas, estimativa das características quantitativas e análise dos objetivos de qualidade

2 - definição de uma ou mais soluções de tratamento (fase líquida e fase sólida), suportada pelo número anterior, e elaboração do diagrama linear

3 - elaboração de balanços de massa e pré-dimensionamento

4 - implantação e perfil hidráulico

5 - elaboração das peças escritas e desenhadas

6 - estimativa de custos (ETAR)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: