Equipamentos Eletromecânicos e Automação
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam seleccionar e explorar os equipamentos electromecânicos mais adequados, no âmbito de determinado projecto ou sistema de engenharia sanitária.
Caracterização geral
Código
10405
Créditos
3.0
Professor responsável
José Manuel Leitão Sardinha, Leonor Miranda Monteiro do Amaral
Horas
Semanais - 3
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os principais requisitos são adquiridos nas disciplinas anteriormente leccionadas no curso de engenharia do ambiente / engenharia sanitária.
Bibliografia
Metcalf & Eddy (2003). Wastewater engineering: treatment, disposal and reuse. MacGraw-Hill.
Pankratz, T.M. (1995). Screening equipment handbook for industrial and municipal water and wastewater treatment. Technomic Pub.
Katebi, R. et al. (1999). Control and instrumentation for wastewater treatment plants. Springer.
Silva, G.V.M. (1999). Instrumentação industrial. EST. ISS.
WEF/ASCE (1992). Design of municipal wastewater treatment plants.
Zappe, R.W. (1999). Valve selection handbook. Gulf Pub.
Método de ensino
Os métodos de ensino baseiam-se na combinação de módulos de caráter mais teórico onde são introduzidos os princípios e conceitos fundamentais e onde é dado aos alunos o guião genérico das matérias, com momentos de carácter mais aplicado onde os alunos desenvolvem as suas competências. A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados.
Método de avaliação
A avaliação consiste no resultado obtido através da média aritmética dos resultados de dois testes de avaliação realizados ao longo do semestre.
Conteúdo
Apresentação e caracterização dos principais equipamentos electromecanicos utilizados em engenharia sanitária. Descrição do modo de instalação, operação e manutenção.
Principais sistemas de controlo, instrumentação e automação utilizados em engenharia sanitária.
Visitas a instalações reais de tratamento de águas residuais, com explicação, no terreno, da forma de instalação, operação e manutenção dos principais equipamentos electromecânicos e sistemas de controlo, instrumentação e automação.