Materiais, Processos e Gestão da Construção
Objetivos
No final da disciplina de MPGC, os alunos devem:
a) Desenvolver a capacidade de implementação prática dos conhecimentos adquiridos, através da realização de trabalhos práticos
b) Aprender e implementar técnicas e metodologias no âmbito da engenharia civil e arquitectura
c) Adquirir a formação base em matérias imprescindíveis à concepção e execução de projectos de engenharia
d) Ficarem habilitados a utilizarem conhecimentos essenciais sobre os materiais de construção e processos construtivos
e) Ter capacidades para a interpretação de projectos de engenharia civil e arquitectura respeitantes a sistemas de tratamento de águas e de resíduos, fornecendo-lhes igualmente noções fundamentais de dimensionamento
f) Melhorar o vocabulário neste campo específico, de forma a permitir um diálogo mais fácil com as especialidades
g) Entender a forma como a construção tem sido tão agressiva para o ambiente e as formas de mitigar todos os impactos originados
h) acreditar na sua criatividade, e ter iniciativa individual, ambição e auto-confiança
Caracterização geral
Código
10925
Créditos
3.0
Professor responsável
David José Fonseca Pereira
Horas
Semanais - 3
Totais - 39
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos especiais, além dos necessários à entrada do curso (física, matemática, português).
Bibliografia
Pereira, D; Bases de engenharia civil e arquitectura para engenheiros do ambiente e engenheiros sanitaristas - Elementos de apoio à disciplina, Monte de Caparica. 2010.
Farinha, J.P. Brazão; REIS, A. Correia – Tabelas Técnicas, Edição revista
Diapositivos de apoio às aulas
Exercícios resolvidos.
Trabalhos de ex-alunos.
Vídeos e ligações à rede.
Método de ensino
O método de ensino inclui uma aula teórico-prática (TP) semanal, de 3 horas, onde os alunos desenvolvem competências sobre os aspectos relevantes de engenharia civil e de arquitectura que interessam à engenharia sanitária. É dada ênfase à compreensão global, à descrição dos materiais de construção, à regulamentação, aos princípios de resistência de materiais, à construção sustentável e à gestão das fases da construção.
A informação chega através de meios audiovisuais e exposição oral. Existe um forum da disciplina (Moodle) onde, além de discussão de temas próprios, são apresentados elementos de estudo. O email e telefone do docente é facultado para uso a qualquer hora. A avaliação contínua consiste na prestação de testes, ao longo do semestre e na apresentação de um trabalho de grupo sobre a reabilitação ambiental de um edifício. A classificação final pondera em 30% a classificação do trabalho de grupo.
Método de avaliação
a) Obtenção de frequência: Todos os alunos obtêm frequência para efeitos de realização de exame de recurso ou época especial, visto não ser obrigatória a presença nas aulas;
b) Aprovação por avaliação contínua: Será aprovado por avaliação contínua quem obtiver um mínimo de 9,50 valores na média dos 2 testes a realizar ao longo do semestre e um mínimo de 9,50 valores no trabalho prático, que pondera em 30% na classificação global;
c) Exames: Os exames serão realizados para os alunos que não obtiverem aprovação por avaliação contínua ou que se inscrevam para melhoria de nota.
Conteúdo
Noções gerais sobre:
a) Desenvolvimento de um processo, do projecto à obra
b) Peças e fases de um projecto, incluindo o Processo de Concurso (Programa de Concurso e Caderno de Encargos)
c) Regulamentação técnica e regulação do mercado de empreitadas
d) Estática, resistência de materiais e concepção e dimensionamento de estruturas
e) Betão armado e pré-esforçado
f) Materiais de construção clássicos e materiais de contrução verdes
g) Mecânica dos solos e fundações de estruturas
h) Execução de diferentes partes de diversos tipos de estruturas
i) Vias de Comunicação
j) Qualidade e Segurança
k) Medições e orçamentos
l) Planeamento de obras
m) Resíduos de construção e demolições.
n) Construção sustentável (técnicas, materiais, energia, água e resíduos)