Bioquímica Nutricional

Objectivos

Adquirir conhecimentos sobre a composição, ingestão, digestão e metabolismo dos materiais alimentares e sobre as patologias relacionadas com a alimentação. Conhecer a experiência sensorial no contexto alimentar. Conhecer aspectos ligados à legislação, regulamentos e normas em vigor no âmbito da qualidade alimentar. Adquirir competências na apresentação, análise e discussão de conhecimentos no âmbito da nutrição humana e animal e da ciência e tecnologia dos alimentos.

 

Caracterização geral

Código

10720

Créditos

3.0

Professor responsável

Sofia Rocha Pauleta

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

H. K. Biesalski, P. Grimm “Pocket Atlas of Nutrition”, Georg Thieme Verlag (2005)

Tom Brody, “Nutritional Biochemistry”, Academic Press, 1ª Ed., (1999)

 Paul  Insel, RElaine Turner, Don Ross “Nutrition”, Jones and Bartlett Publishers (2002)

Método de ensino

Aulas  teórico/práticas. Os conteúdos são  leccionados  com recurso a Datashow  e os  diapositivos estarão disponíveis na página da disciplina. Uma parte das aulas será dedicada à resolução de problemas quantitativos e à  pesquisa e  discussão de tópicos relevantes. A avaliação inclui dois testes escritos individuais, a efectuar a meio e no fim do semestre, em horário lectivo, e a  apresentação de um seminário de grupo e de um texto sobre um tema de interesse para a disciplina.

Método de avaliação

1. Frequência à UC: Apresentação de um trabalho e presença em 2/3 das aulas teóricas. Só serão avaliados os alunos que tiverem frequência à UC.

2. Nota teórica (75%):

(i) Avaliação contínua por 2 testes: A nota final teórica será igual à média aritmética dos 2 testes e tem que ser ≥ 9,5 valores.

(ii) Avaliação por exame final: Os alunos que não ficarem aprovados por testes poderão realizar um exame final. Nesse caso a nota teórica final será igual à nota do exame final que deverá ser  9,5.

3. Nota do trabalho (25%). A nota do trabalho terá em conta três componentes:

(i) Realização de um resumo sobre o trabalho com um máximo de 5000 caracteres (incluindo espaços), e um abstract/sumário com um máximo de 1000 caracteres (incluindo espaços) (15% da nota final).

(ii) Apresentação de um poster em formato A4 (5% da nota final).

(iii) Análise critica de um poster/trabalho de um outro grupo (5% da nota final).

4. Nota final será dada por: Nota final = 75% nota teórica + 25% nota Seminário.

Para obter aprovação à UC a nota final tem que ser ≥ 9,5.

Conteúdo

1. Alimentos. Macronutrientes e micronutrientes.

2. Nome corrente, estrutura, e IGNOREe dos principais nutrientes. RDA (recomended dietary allowance)/UL(tolerable upper intake levels).

3. Experiência sensorial na alimentação. Sentidos químicos. Os  gostos fundamentais. Teoria estereoquímica do olfacto. Outros sentidos associados ao sabor.

4. Controlo hormonal do apetite. Processos mecânicos, químicos e enzimáticos da digestão. Absorção e excreção.

5. Descrição abreviada da ação das vitaminas. Carência vitamínica. Identificação, RDA/UL, funções, situações de insuficiência e de excesso e homeostase de minerais.

6. Patologias relacionadas com a alimentação.

7. Consumos e reservas energéticas no corpo humano. Taxas metabólicas basal e total. Efeito térmico dos alimentos. Carências energéticas.

8. Tópicos adicionais sobre dietas populares, modas alimentares, consumo de álcool, nutrição e desporto, nutrição e saúde.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: