Dissertação em Engenharia Geológica

Objectivos

O objectivo desta unidade curricular é o desenvolvimento dos trabalhos experimentais e escrita da dissertação de Mestrado em Engenharia Geológica. A Dissertação possibilita ao aluno aplicar de forma integrada algumas das competências adquiridas, podendo ser completadas com auto-estudo, e cujo resultado é divulgado com a realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica. Inclui o desenvolvimento de capacidade para a realização de atividade de investigação, supervisionada pelo orientador e em autonomia, aplicando metodologias de investigação adequadas, e a capacidade de realizar um trabalho com significativo grau de originalidade. A publicação de resultados em conferências e revistas de qualidade é fortemente incentivada tal como já é prática corrente nos cursos de Mestrado em Eng.ª Geológica da FCT-UNL.

Caracterização geral

Código

11425

Créditos

42.0

Professor responsável

Ana Paula Fernandes da Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A discussão da tese implica ter todas as unidades curriculares do curso concluidas.

Bibliografia

A bibliografia a usar será função da temática a investigar e recomendada, caso a caso, pelos orientadores. 

Método de ensino

As atividades previstas nesta unidade serão realizadas pelo aluno em interação direta com o seu supervisor e poderão incluir a frequência de seminários específicos, cursos, etc.. Frequentemente o trabalho é enquadrado por projetos de investigação ou prestação de serviços. Ao longo de dois semestres, um a tempo parcial e outro a tempo inteiro, os alunos devem desenvolver atividade de investigação e desenvolvimento original.

Método de avaliação

A avaliação é baseada na elaboração e defesa pública da Dissertação. A fim de aumentar a visibilidade do trabalho, um factores que contribuem para a avaliação é a preparação e publicação de artigos científicos. As provas de defesa da Dissertação são realizadas perante um júri, composto por um mínimo de três elementos. No caso de o trabalho ter sido desenvolvido em co-tutoria, o júri terá, pelo menos, quatro elementos.

Conteúdo

Nesta unidade cada aluno deve realizar o seu trabalho de I&D de acordo com os objectivos que constam da proposta de dissertação, aprovada pela Comissão Científica do Mestrado em Engenharia Geológica. O trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de actividades:
• Conclusão da recolha bibliográfica e estado da arte
• Realização do trabalho de investigação que pode incluir trabalho de campo, trabalho de laboratório, análise de dados, modelação matemática, etc.
• Validação de resultados
• Escrita da dissertação e revisão pelo orientador
• Defesa pública da Dissertação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: