Robótica
Objetivos
- Saber
- Conceitos fundamentais de Sistemas Autónomos
- Conceitos fundamentais de Sistemas tele-Operados
- O que são arquitecturas e os diferentes tipos que caracterizam os sistemas autónomos
- A funcionalidade reactiva dos sistemas autónomos: sensores e percepção
- A funcionalidade deliberativa dos sistemas autónomos: navegação, localização e mapeamento.
- Conceitos fundamentais de planeamento
- Conceitos fundamentais de Aprendizagem
- Conceitos fundamentais de Human Robot Interaction
- Conceitos fundamentais de sistemas multi robot
- Fazer
- Equacionar problemas novos e estratégias de implementação de sistemas robotizados autónomos heterogéneos
- Incrementar a capacidade de concretização de implementação de sistemas robotizados heterogéneos
- Desenvolver a criatividade e inovação.
- Competências não-técnicas
- Desenvolver a capacidade de síntese e análise crítica
- Trabalhar em equipa e incrementar a comunicação escrita e oral
- Capacidade de gestão de tempo e cumprimento de prazos
Caracterização geral
Código
7309
Créditos
6.0
Professor responsável
José António Barata de Oliveira, Luís Manuel Camarinha de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos de Programação são fundamentais
Recomenda-se conhecimentos em Robótica
Bibliografia
- TRSA - Notas de apoio.
- Bonabeau, E., Dorigo, M. and Theraulaz, G. (1999) Swarm Intelligence: From Natural to Artificial Intelligence. New York ; Oxford: Oxford Univ. Press.
- Ghallab, M., Nau, D. and Traverso, P. (2004) Automated Planning, Automated Planning: Theory and Practice. Elsevier. doi: 10.1016/B978-1-55860-856-6.X5000-5
- Kernbach, S. (2013) Handbook of Collective Robotics. Jenny Stanford Publishing. doi: 10.1201/b14908.
- Murphy, R. R. (2019) Introduction to AI ROBOTICS - Second Edition. Cambridge, Massachusetts; London, UK: MIT Press.
Método de ensino
Componente teórica: Aulas de exposição seguidas de exemplificação e discussão.
Componente laboratorial: Para cada trabalho: Apresentação do enunciado, tutorial sobre as tecnologiais / ferramentas a usar, discussão do método de trabalho, realização do trabalho pelos alunos acompanhados por docente e elaboração de relatório.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente teórica e prática.
O peso da Teorica é de 30% e a da Prática 70%.
A componente prática é realizada através de 3 trabalhos práticos e discussão.
Na componente prática exige-se uma nota mínima de 9.5 Valores.
A componente teórica não tem nota mínima.
ATENÇÃO: A componente prática é obrigatória.
Conteúdo
A. Introduction [1]
- What is the subject of the chair
- Historical Development
- Robot Components - Link, Joint, Manipulator, Wrist, End-effector, Actuators, Sensors, Controller
- Robot Classifications – Geometry, Workspace, Actuation, Control, Application
- Robot Parameters – Repeatability, Precision, …
B. Representing Position and Orientation [1]
- Referentials
- Homogeneous Transformation Matrices
- Orientation
C. Robot Arm Kinematics [2]
- Forward Kinematics
- Inverse Kinematics
D. Trajectory Planning [1]
E. Robot Sensors [1]
- Principles of Sensing
- Sensors of Movement
- Contact Sensors
- Proximity and Ranging Sensors
F. Robot Vision [1]
- Light and Color
- Camera Calibration
- Images and Image Processing
- Feature Extraction
- Vision Based Control
G. Robot Programming [1]
H. Mobile Robots Introduction and Locomotion [1]
I. Mobile Robots Kinematics [1]
J. Mobile Robots Perception [1]
- Sensors for Mobile Robots
- Place Recognition
- Feature Extraction Based on Range Data (Laser, Ultrasonic)
K. Mobile Robots Localisation [1]
- The challenge of Localising
- Dead Reckoning
- Localise with a map
- SLAM
L. Mobile Robots Planning & Navigation [2]
- Reactive Navigation
- Path Planning
- Obstacle Avoidance – Bug algorithm and others
- Map Based Planning
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: