Economia Industrial

Objetivos

A Economia Industrial é o ramo da Economia que estuda o comportamento de empresas em estruturas de mercado que se situam entre os casos extremos de monopólio e concorrência perfeita. No final do curso, o aluno deverá ter uma compreensão básica do funcionamento dos diferentes tipos de mercados monopolistas ou oligopolistas, do modo como as empresas tomam as suas decisões e das consequências que estas têm sobre o bem-estar. Em termos gerais, espera-se que os alunos:

1) Dominem conceitos básicos de microeconomia

2) Tenham uma noção de interdependência estratégica e saibam pensar de forma estratégica

3) Aprendam a analisar novas situações de uma maneira formal, com base em modelos simplificados da realidade, desenvolvendo o raciocínio lógico.

Caracterização geral

Código

10490

Créditos

6.0

Professor responsável

Duarte Miguel Machado Carneiro de Brito

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Bibliografia

José Mata, Economia da Empresa, 2000, Fundação Calouste Gulbenkian
Luís Cabral, Economia Industrial, 1994, McGraw-Hill Portugal
Pedro Pita Barros, Exercícios de Economia Industrial, 1998, McGraw-Hill Portugal
Luís Cabral, Industrial Organization, 2000, The MIT press
Jeffrey Church and Roger Ware, Industrial Organization: a Strategic Approach, 2000, McGraw-Hill

Para uma introdução a Teoria dos Jogos:
Robert Gibbons, A Primer in Game Theory, January 1992, Prentice Hall / Harvester Wheatsheaf

Bibliografia alternativa:
Carlton e Perloff, Modern Industrial Organization, 3ª Edição
Oz Shy, Industrial Organization: Theory and applications, 1995, MIT press

Para conhecer alguns temas com (muito) maior detalhe:
Jean Tirole, The theory of Industrial Organization, 1991, MIT press
Stephen Martin, Advanced Industrial Economics, Blackwell Publisher

Método de ensino

As aulas da UC são de natureza teórico-prática. A matéria teórica é exposta pelo docente, estimulando-se a participação dos alunos. Recorre-se em seguida à resolução de exercícios de apoio à compreensão dos temas abordados.

A avaliação contínua é composta por testes individuais com igual peso na nota, havendo a possibilidade de aprovar à disciplina por exame. Os alunos podem, opcionalmente, participar no Competitive Strategy Game, jogo se simulação de concorrência entre empresas desenvolvido em Berkeley.

Método de avaliação

Avaliação constituída exclusivamente pela componente teórico-prática, dividida em três elementos de avaliação (testes, possivelmente online) com igual duração e igual peso na nota final.

Os alunos podem, opcionalmente, participar no Competitive Strategy Game, jogo se simulação de concorrência entre empresas desenvolvido em Berkeley.

Conteúdo

1. Introdução ao estudo da Economia Industrial
2. Revisão de conceitos microeconómicos: Procura, curvas de custos, excedente do consumidor, lucro económico, equilíbrio de mercado*
3. Definição do mercado relevante e medidas de concentração
4. Monopólio*
5. Concorrência perfeita*
6. Introdução à Teoria dos Jogos: jogos na forma normal e na forma extensiva. Equilíbrio de Nash e equilíbrio perfeito no subjogo
7. Modelo da empresa dominante
8. Modelos de escolha de quantidades: Cournot, Stackelberg
9. Modelo de escolha de preços: Bertrand
10. Conluio em preços: modelos estáticos e dinâmicos
11. Barreiras à entrada
12. Modelos de diferenciação do produto
Temas opcionais (2 à escolha)
1. Discriminação de preços em monopólio
2. Investigação e Desenvolvimento
3. Fusões e aquisições
4. Regulação em contexto de incerteza

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: