Eletrónica Aplicada

Objetivos

Os objectivos principais desta disciplina são:

  • Desenvolver os conhecimentos de electrónica considerando aplicações típicas.
  • Conhecer os componentes electrónicos, as suas características principais e o seu dimensionamento.
  • Adquirir capacidades para implementar e avaliar circuitos electrónicos.
  • Aprender a projectar alguns circuitos típicos como IGNOREes de alimentação, ou circuitos com amplificadores operacionais.
  • Conhecer as ferramentas e instrumentos de teste e ensaio de circuitos electrónicos

Caracterização geral

Código

10526

Créditos

6.0

Professor responsável

Orlando Manuel Neves Duarte Teodoro

Horas

Semanais - 5

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Electromagnetismo

Electrotécnica ou Circuitos Eléctricos

Bibliografia

The Art of Electronics, 2ª edição, Paul Horowitz e Winfield Hill, Cambridge Press, 1989.

Princípios de Electrónica 1, A.P. Malvino, 6ª edição, McGraw Hill 1999

Princípios de Electrónica 2, A.P. Malvino, 6ª edição, McGraw Hill 2000

Textos dos trabalhos práticos, disponíveis no CLIP

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas laboratorias

Método de avaliação

A matéria está organizada em torno de 4 temas. 

Componente teórico-prática (80%)

Haverá um exame final.

Componente laboratório (20%)

4 circuitos propostos a simular pelos estudantes com entrega de relatório

Frequência

A classificação correspondente à frequência é calculada com base na avaliação dos relatórios e, sendo positiva (>9.5), permitirá o acesso ao exame de recurso e validará o resultado dos testes.

A nota da frequência (se superior ou igual a 10) poderá ser usada pelo alunos apenas no ano seguinte.

Conteúdo

O programa será desenvolvido em torno de trabalhos práticos selecionados e representativos de aplicações de electrónica analógica.

Os trabalhos serão antecipadamente expostos em sala de aula com o devido enquadramento teórico bem como aspectos práticos de dimensionamento.

Em laboratório, os alunos procederão ao dimensionamento, simulação e ensaio em breadboard.

Alguns trabalhos típicos serão em torno dos seguintes tópicos:

1. Do transistor ao amplificador operacional.

2. O amplificador operacional como ferramenta.

3. Fontes de alimentação caracterização e projeto.

4. Fontes de alimentação comutadas.

Cada trabalho poderá ser reajustado ou mesmo substituído em função das necessidades expectáveis do mercado de trabalho, ou da experiência do docente em áreas específicas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: