Criogenia
Objetivos
1) Dar conhecimentos gerais sobre o que é a criogenia e a sua importância como “tecnologia fronteira” entre muitas ciências e engenharias como a termodinâmica, a física do estado sólido, a instrumentação, a metrologia, a tecnologia do vácuo, as tecnologias ligadas ao espaço, a medicina, etc.... Os exemplos de utilização da criogenia serão temas de exercícios de aplicação ao longo do semestre.
2) Fornecer ao aluno a capacidade para, em frente de um sistema criogénico, perceber rapidamente os princípios básicos do seu funcionamento. Face a um problema “simples” de criogenia (Sr Engenheiro, queria arrefecer 1 kg de cobre a 80 K, como que se faz ?), o aluno deverá saber, perante os requisitos específicos do pedido (caderno de encargos), propôr soluções adequadas, escolher uma e explicar as razões dessa escolha.
3) Fazer alguns cálculos simples que permitem dimensionar ou emitir um diagnóstico ou fornecer as ordens de grandeza envolvidas na concepção de um criostato.
Caracterização geral
Código
10530
Créditos
3.0
Professor responsável
Gregoire Marie Jean Bonfait
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bases de Termodinâmica.
Bibliografia
Apontamentos do prof (slides, notas manuscritas)
Internet
Outras IGNOREes que podem ser úteis:
The Art of Cryogenics, G. Ventura & L. Risegari, Elsevier 2010
Cryogenic Process Engineering, Klaus D. Timmerhaus, Thomas M. Flynn, Springer
Método de ensino
Primmeira parte da aula: Aulas teóricas
Segunda parte: exercícios de aplicação.
Em casa: Apresentação na forma de gráficos de dados de criogenia e resolução por cálculos numéricos simples de pequenos problemas típicos de criogenia utilizando folhas de cálculo e dados de páginas web.
Método de avaliação
Componente Teórica: 2 testes (1,5 h) (60%)
Componente Prática: Aula prática + relatório (25%)
Componente TIC: 3 exercíciso a fazer "em casa": Construção duma folha de cálculo para apresentação de dados de criogenia (15%)
A aprovação a Criogenia necessita uma nota positiva pra a componente teórica
Conteúdo
I- Introdução
I-1 Aplicação da criogenia: exemplos
I-2 Problemáticas da criogenia
II- Líquidos Criogénicos:
II-1 O meu primeiro criostato: “Criostato de banho” (tipo Banho-maria)
II-2 Líquidos criogénicos (T< 100K)
II-3 Caso do hélio 4 e do hélio 3
II-4 Características importantes dos líquidos criogénicos
III- Transferência de calor por radiação
III-1 Lei de Stefan Boltzmann, factores de forma, emissividade dos materiais
III-2 Caso dos ecrãs a temperatura fixa
III-3 Caso dos ecrãs múltiplos ( Multilayer insulation -MLI)
IV- Condução térmica
IV-1 Importância da condução térmica
IV-2 Mecanismo de condução térmica
IV-2-1 Mecanismo de condução nos gases: regime viscoso e molecular
IV-2-2 k= 1/3 Cv v λ
IV-2-3 k(T) dos matériais: the big picture
IV-2-4 Lei de Wiedman-Franz
IV-3 Transferência de calor por condução
IV-3-1 Lei da condução :
IV-3-2 Integral de condução térmica
IV-4 Condução nos gases
IV-4-1 Regime viscoso
IV-4-2 Regime molecular
V- Máquinas térmicas
V-1 Introdução
V-2 Liquefactores
IV-2-1 Expansão isentrópica, expansão JT, temperatura de inversão.
IV-2-2 Liquefactor ideal, primeira lei da Termodinâmica para os sistemas abertos.
IV-2-3 Cálculo de taxa de liquefacção.
IV-2-4 Optimização dos Liquefactores. Caso dos liquefactores de hélio
V-3 Criorrefrigeradores
IV-3-1 Stirling e GMM. PT (?).
IV-3-2 Cálculo do COP.
Componente prática
- Determinação dos vários modos de troca de calor entre uma superfície sólida e o azoto líquido. Efeito Leidenfrost.
- Utilização de folha de cálculo e de páginas web para resolução de problemas frequentes em criogenia (propriedaes gases reais vs gases ideias, Integrais de condução térmica, Tempo dearrefecimento;; ...)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: