Eletrotécnica Geral
Objetivos
Pretende-se que o aluno, cultivando o rigor científico, adquira conhecimento dos fundamentos físicos e matemáticos da electrotecnia aplicada, nomeadamente, da produção, distribuição e uso da energia eléctrica, bem como da constituição das principais máquinas eléctricas industriais.
Por outro lado, os alunos deverão adquirir competências na modelização, análise e cálculo de circuitos e redes de energia simples, nomeadamente de circuitos trifásicos equilibrados. Também deverão vir a ser capazes de efectuar escolhas fundamentadas de equipamentos eléctricos.
. Pretende-se também desenvolver a comunicação oral e o trabalho em equipa dos alunos através da adoção de procedimentos adequados durante as aulas teóricas e práticas.
Caracterização geral
Código
11054
Créditos
6.0
Professor responsável
Anabela Monteiro Gonçalves Pronto
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimento adequados ao ciclo de estudos em:
- Fundamentos de electromagnetismo (carga, corrente e tensão eléctricas).
- Números complexos.
- Cálculo diferencial e integral.
Bibliografia
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos 6ª Edição, LIDEL, 2010.
John Bird, Electrical Circuit Theory and Technology 2nd Ed, Newnes, 2003.
Folhas teóricas disponibilizadas ao longo do semestre.
Método de ensino
Os diferentes conceitos, técnicas e teorias são explicadas pelo professor com o auxílio de diapositivos e com demonstrações práticas com diferentes equipamentos.
Os alunos resolvem problemas disponibilizados nos diapositivos, de forma semiautónoma.
Método de avaliação
A avaliação na disciplina poderá ser feita por:
a) Realização de dois Minitestes (MT) e um Trabalho Prático (TP)
C(MT)= 0,35*MT1 + 0,65*MT2 ≥ 9,5 valores
e
TP ≥ 9,5 valores
Sendo a classificação final CF obtida pela expressão:
CF = 0,80*MT + 0,20*TP ≥ 9,5 valores
b) Realização de Exame Final e de Trabalho Prático (TP)
Nota Exame ≥ 9,5 valores
CF = 0,80*Nota Exame + 0,20*TP ≥ 9,5 valores
O estudante aprovará à disciplina se e só se a sua nota final for igual ou superior a 9,5 valores (escala 0 a 20), sendo que ambas as componentes (MT) e (TP) também têm que ter classificação ≥ 9,5 valores.
Se necessário, o docente da UC poderá recorrer a uma prova oral para avaliação (ou reavaliação) de qualquer uma das componentes da disciplina.
Conteúdo
I. Análise de circuitos em corrente contínua (CC)
- Noção de corrente elétrica, potência e energia; noção de resistência elétrica (revisões)
- Leis de Kirchoff do circuito elétrico: método das malhas e análise matricial de redes
II. Análise de circuitos em regime alternado sinusoidal (CA)
- Bobinas e condensadores
- Valor médio e eficaz de uma grandeza variável no tempo;
- Definição de grandeza alternada sinusoidal;
- Representação complexa de uma grandeza alternada sinusoidal: noção de amplitude complexa e de fasor
- Circuitos RL, RC e RLC em regime permanente; Noção de impedância
- Definição de potência instantânea; definição de potência ativa, reativa e aparente
- Compensação do fator de potência de uma instalação elétrica monofásica
III. Análise de circuitos trifásicos
- Definição de sistema trifásico de tensões
- Ligação em estrela (com e sem fio neutro) e em triângulo
- Cargas equilibradas e desequilibradas
- Potências trifásicas
IV. Transformadores
- Princípio de funcionamento
- Equações gerais instantâneas e equações vetoriais do transformador
- Modelo elétrico equivalente do transformador ideal e real
- Aplicações
V. Máquina assíncrona (ou, de Indução)
- Constituição e princípio de funcionamento como gerador e como motor
- Motor de indução: noção de velocidade mecânica, binário, potência e rendimento
- Modelo elétrico equivalente do motor de indução
- Métodos de controlo de velocidade no motor de indução
- Aplicações
VI. Eficiência energética e auditoria
- Definição de eficiência energética
- Enquadramento legal
- Auditoria energética
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: