Produção e Utilização de Biocombustíveis Líquidos

Objectivos

Aquisição de conhecimentos: (1) Processos de produção, propriedades e aplicações do bio-etanol e do bio-diesel; (2) Impactes ambientais, económicos e sociais; (3) Normas de qualidade dos bio-combustíveis.

Aquisição de capacidades e competências: (1) Produção de bio-etanol a partir de culturas energéticas e de resíduos; (2) Produção de bio-diesel a partir de culturas oleaginosas e de resíduos.

Caracterização geral

Código

10765

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Margarida Boavida Pontes Gonçalves

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos de química.

Bibliografia

Laughton, M. (2003) Renewable Energy Sources. Watt Committee Report number 22, Taylor & Francis Books, Inc., Elsevier Applied Science (Ed.), London, New York. (ISBN 0-203-21581-8, Master-Book ISBN)

Sorensen, Bent (2007) Renewable Energy Conversion, Transmission, and Storage, Academic Press Elsevier (Ed.), 344 pp (ISBN 978-0123742629) 

Wayman, M. and Sarad, P. (1991) Biotechnology of biomass conversion. Fuels and Chemicals from Renewable Resources, John Wiley & Sons Ltd (Publs.), 256 pp (ISBN 978-0471932888) 

Clark, J. H. and Deswarte, F. (2008) Introduction to Chemicals from Biomass (Wiley Series in Renewable Resource) Wiley (Ed.), 198 pp (ISBN 978-04700580539)

David M. Mousdale (2008) Biofuels: Biotechnology, Chemistry, and Sustainable Development, CRC Press (Publs.), 424 pp (ISBN 978-1420051247)

Método de ensino

Sessões teóricas com data-show. Sessões práticas em laboratório e de resolução de problemas. As metodologias incluem a exposição oral em sessões teóricas, nas sessões laboratoriais são executados trabalhos de produção de biocombustíveis líquidos e as sessões teórico-práticas são dedicadas à análise de casos-estudo e à resolução de exercícios/problemas, de modo a consolidar os conhecimentos adquiridos e as capacidades de exposição e argumentação individual e em grupo pela participação proactiva dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação contínua

40% da nota: questionários e trabalhos a realizar com consulta sobre os vários tópicos abordados nas aulas.
60% da nota: teste de avaliação final a realizar em 8 de Junho.

Exames

Época Normal - 16 de Junho

Época de Recurso - 16 de Julho

Os alunos que não obtiveram classificação igual ou superior a 10 na Avaliação Contínua estão automaticamente admitidos ao Exame da época Normal.

Os alunos com classificação igual ou superior a 10 na Avaliação Contínua poderão ser admitidos ao Exame da época Normal para Melhoria de Nota mediante inscrição para esses efeito e pagamento da taxa requerida.

Os alunos que não obtiveram classificação igual ou superior a 10 no Exame da Época Normal estão automaticamente admitidos ao Exame da época de Recurso.

Os alunos com classificação igual ou superior a 10 no Exame da época Normal poderão ser admitidos ao Exame da época de Recurso para Melhoria de Nota mediante inscrição para esses efeito e pagamento da taxa requerida.

Conteúdo

1. A importância dos bio-combustíveis na economia europeia e mundial. Níveis de produção de bio-combustíveis em Portugal, na Europa e no mundo. Diferentes tipos de bio-combustíveis. 2. Produção de bio-etanol a partir de culturas energéticas e de resíduos lenho-celulósicos. Impactes ambientais do bio-etanol. Normas de qualidade do bio-etanol. 3. Produção de bio-diesel a partir de oleaginosas, resíduos alimentares e gorduras animais. Impactes ambientais do bio-diesel. Normas de qualidade do bio-diesel.

Resolução de exercícios sobre produção de bio-etanol e bio-diesel a partir de diferentes matérias-primas. Preparação para as sessões práticas. Trabalhos práticos laboratoriais sobre produção de biocombustíveis.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: