Pesquisa na Web

Objetivos

Conhecimentos:
- Compreender o conceito de erro na representação de informação Web e multimédia
- Compreender modelos de representação de Web e multimédia
- Analisar dados Web e multimedia para extração de informação
- Compreender os paradigmas de acesso a informação Web e multimédia

Aptidões:
- Implementar modelos de representação de Web e multimédia
- Implementar algoritmos de anotação de informação Web e multimédia
- Desenvolver sistemas de informação em larga escala para dados Web e multimédia
- Compreender as necessidades de informação em domínios específicos

Competências:
- Desenhar um sistema de recuperação de informação Web e multimodal
- Selecionar as técnicas de adequadas à solução de problemas com informação multimodal
- Capacidade para desenhar um protocolo experimental e analisar resultados de experimentais

Caracterização geral

Código

11561

Créditos

6.0

Professor responsável

João Miguel da Costa Magalhães

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

[1] Bing Liu, “Web Data Mining: Exploring Hyperlinks, Contents, and Usage Data”, 2013
[2] Mathias Lux, Oge Marques, “Visual Information Retrieval using Java and LIRE”, 2013
[3] Rick Szeliski , “Computer Vision: Algorithms and Applications”, 2013

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

Grading:
  • Test/exam/discussion - 40% 
  • Project - 50%
  • Project presentation - 10%

The test and exam are open book ("exame com consulta").

Students may opt for doing a project discussion instead of the test and exam.


Conteúdo

1. Introdução
2. Representação de dados de media social
3. Análise de grafos de redes sociais
4. Extração de informação multimodal
5. Aprender a ordenar
6. Caso de estudo
7. Representações distribuídas de palavras
8. Embeddings multimodais
9. Anotação de informação de media social
10. Deteção de quase-duplicados
11. Navegação de documentos semelhantes

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: