Teoria de Jogos Computacional

Objectivos

Os objetivos da UC são:

  • Introduzir o aluno à noção de jogo, aos seus variados conceitos de solução, bem como a outras noções e ferramentas básicas da Teoria de Jogos, bem como às principais áreas de aplicação em que podem ser utilizadas;
  • Formalizar a noção de pensamento estratégico e escolha racional usando as ferramentas da Teoria de Jogos, e fornecer conhecimento sobre a adopção da Teoria de Jogos no desenho de aplicações.
  • Estabelecer as ligações entre a Teoria de Jogos, Ciências da Computação e Economia, com ênfase nos aspectos computacionais.
  • Introduzir temas contemporâneos na interseção da Teoria de Jogos, Ciências da Computação e Economia.

Caracterização geral

Código

11564

Créditos

6.0

Professor responsável

João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite

Horas

Semanais - 4

Totais - 52

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Programação em JAVA

Bibliografia

Yoav Shoham and Kevin Leyton-Brown , Essentials of Game Theory: A Concise Multidisciplinary Introduction, Synthesis Lectures on Artificial Intelligence and Machine Learning, Morgan & Claypool Publishers, 2008.

Yoav Shoham and Kevin Leyton-Brown, Multiagent Systems: Algorithmic, Game-Theoretic, and Logical Foundations, Cambridge University Press, 2009.

Noam Nisan, Tim Roughgarden, Eva Tardos and Vijay V. Vazirani (Eds.), Algorithmic Game Theory, Cambridge University Press, 2007.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

 

Componente de Avaliação Prática

A componente de avaliação prática consiste na avaliação, numa escala de 0-20 valores, obtida atraves da média aritmética da classificação de 6 componentes: respostas a 4 quizes pequenos e avaliação das estratégias utilizadas em 2 torneios

Datas importantes (a confirmar)

Torneios: 

  • 19 de Abril (online)
  • 15 de Junho (online)

Quizes: 

  • 4 de Maio (online)
  • 18 de Maio (online)
  • 25 de Maio (online)
  • 1 de Junho (online)

As datas poderão sofrer alterações, que serão comunicadas atempadamente.

Componente de Avaliação Teórico-Prática

A componente de avaliação Teórico-Prática consiste na avaliação, numa escala de 0-20 valores, obtida através da realização de dois testes ou do exame de recurso.

Datas importantes (a confirmar)

Testes (sem consulta): 

  • 27 de Abril 18:00 (presencial, se tal for possível)
  • 21 de Junho 9:00 (presencial, se tal for possível)

Aprovação e Cálculo da Nota Final

É aprovado na cadeira quem obtiver, cumulativamente, uma nota igual ou superior a 9,5 na componente Teórico-Prática e uma nota igual ou superior a 9,5 na média ponderada das componentes de avaliação teórico-prática (50%) e prática (50%).

A nota final é dada pela média aritmética das componentes de avaliação teórico-prática (50%) e prática (50%), eventualmente acrescida de um bónuos (máx 3 valores) decorrente das classificações finais nos torneios, arredondada ao inteiro mais próximo.

Melhoria de Nota

O cálculo da nota de melhoria é efectuado como descrito anteriormente, podendo o aluno optar por melhorar a componente teórica-prática e/ou a componente prática (esta última apenas para alunos de edições anteriores) regendo-se pelas mesmas regras e prazos da edição corrente. A nota final é calculada levando sempre em conta as componentes teórica-prática e prática.

Plágio

Serão aplicados escrupulosamente, o Código de Ética da UNL, o Regulamento de Avaliação da FCT, bem como todos os despachos que regulam este assunto.

Todo o código usado para responder aos quizes e para participar nos torneios deve ser original, apneas podendo ser reutilizado o código disponibilizado ou expressamente autorizado pelos docentes. Nomeadamente, os alunos não poderão reutilizar código submetido em edições anteriores desta unidade curricular, ainda que tenha sido desenvolvido pelos próprios. O não cumprimento desta regra constitui plágio, sendo punido com reprovação.


Conteúdo

Game Theory

Utility Theory, Games in Normal-Form, Pareto optimality, Best response and Nash equilibrium, Mixed Strategies, Maxmin and Minmax, Correlated Equilibrium, Perfect-Information Extensive-Form Games, Subgame Perfection, Backward Induction, Imperfect-Information Extensive-Form Games, Perfect Recall, Repeated Games, Infinitely Repeated Games, Bayesian Games.

Mechanism Design

Social Choice, Voting, Voting Paradoxes, Arrow''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''s Theorem, Muller-Satterthwaite Theorem, Mechanisms with money, VCG mechanism, Auctions, Mechanisms without Money.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: