Computação Multimédia

Objectivos

Saber

  • As características principais dos diferentes tipos de informação.
  • Algoritmos de análise e processamento de imagem, áudio e vídeo.

Fazer

  • Escolher o formato mais apropriado para um determinado tipo de informação.
  • Definir a estrutura subjacente a uma aplicação multimédia.
  • Programar bibliotecas para análise, processamento e visualização.
  • Programar algoritmos de processamento.
  • Programar aplicações multimédia.

Soft-Skills

  • Entender o carácter multidisciplinar da disciplina e a relação com outras áreas.
  • Capacidade para gerir e desenvolver parcialmente um projecto multimédia.

Caracterização geral

Código

1205

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Manuel Robalo Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA, 2004 (2ª Edição, 2006).
  • Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA, 2009.
  • Fundamentals of Multimedia, Ze-Niam Li, Mark S. Drew, Pearson, Prentice Hall, 2004.
  • Computer Vision: Algorithms and Applications, Rick Szeliski, Springer, 2010.
  • Fundamentals of hearing, William Yost, AP, 2013 (5ª Edição).
  • Fontes adicionais serão fornecidas durante as aulas e através do site da UC (incluindo slides das aulas).

Método de ensino

Nas aulas teóricas é apresentada a matéria, com exemplos e referências a sistemas relacionados. As aulas laboratoriais destinam-se à realização dos projetos que acompanham a matéria das aulas teóricas. O laboratório globalmente corresponde ao desenvolvimento de uma aplicação multimédia com com componentes de interface e de processamento de informação.

Método de avaliação

Dois testes sem consulta (50%), cada um dos testes 25% + Componente prática com duas entregas:
[1. Especificação + Estado Arte 2. Código+Relatório] (50%). As duas entregas do trabalho prático têm avaliação conjunta no final.

Nota mínima: 9.5 a cada uma das componentes. Os alunos que obtiveram notas positivas no trabalho prático e não obtiveram aprovação nos testes poderão realizar um exame, cuja nota substituirá a nota dos testes no cálculo da nota final.

Conteúdo

Informação estática e informação dinâmica
Texto, imagens, áudio, vídeo
Formatos e normas de representação, compressão e transmissão
Perceção e informação.
Análise, processamento e visualização de informação
Histogramas e operações sobre histogramas.
Convolução. Exemplos.
Operações morfológicas
Características globais: cor, textura, histogramas de contornos.
Características locais: matching, alinhamento de imagens, cantos, SIFT.
Deteção de faces.
Análise e processamento de áudio.
Perspetivas futuras em computação multimédia

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: