Seminário em Atuariado Estatística e Investigação Operacional

Objectivos

O Seminário de AEIO tem como objectivo central o desenvolvimento de competências de investigação e de realização de trabalho em contextos reais, no âmbito das áreas de especialização (atuariado, estatística ou investigação operacional). Um dos objetivos específicos desta unidade curricular passa por possibilitar aos alunos um contacto com questões analíticas reais, cuja abordagem implique a utilização da Matemática. 

Caracterização geral

Código

10807

Créditos

3.0

Professor responsável

Regina Maria Baltazar Bispo

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

Serão usados métodos expositivos em conjunção com a apresentação de seminários temáticos feitos por representantes de empresas convidadas a apresentar desafios matemáticos reais.

As aulas serão dadas a distância, via Zoom:

Linkhttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/86312184453Pass: SAEIO21


Método de avaliação

Época 1:

Trabalho escrito de análise matemática de um desafio real (70%) e apresentação oral individual (20% - apresentação final + 10% - apresentações intermédias). 

Ao longo do semestre os alunos farão 5 apresentações intermédias - máximo 2 slides - onde deverão expor sempre 3 pontos: Trabalho já realizado - Dúvidas - Trabalho por realizar.

Os trabalhos escritos devem ser entregues formato de artigo de acordo com as regras do Journal of Applied Mathematics, cujas instruções e template estão disponíveis em https://www.hindawi.com/journals/jam/guidelines/.

Os trabalhos e as apresentações finais (slides) devem ser entregues em formato pdf até 15 de junho de 2021 via Moodle.

As apresentações finais e discussão dos temas serão feitas presencialmente ou, caso necessário, em virtude da situação da pandemia COVID-19, online, via Zoom, em data a calendarizar, entre 18 e 24 de junho (Época de avaliações).

 

Época 2 (Recurso):

Só poderão aceder à época de recurso os alunos avaliados na época 1.

A avaliação consistirá num trabalho escrito de análise matemática de um desafio real (70%) e apresentação oral individual (30%). Os trabalhos devem ser escritos no formato de artigo de acordo com as regras do Journal of Applied Mathematics, cujas instruções e template estão disponíveis em https://www.hindawi.com/journals/jam/guidelines/.

Na época de recurso/melhoria o aluno terá de escolher um tema distinto do tema apresentado na época 1 e uma abordagem distinta de uma eventualmente já realizada por outro colega (na época 1). 

As apresentações serão feitas presencialmente ou, caso necessário, em virtude da situação da pandemia COVID-19, via Zoom, em data a definir (entre 1 e 15 de julho de 2021).

Conteúdo

Recursos e IGNOREes de informação

Pesquisa: estratégias e técnicas 

Plágio e ética da Informação/Mendeley

Seminários temáticos (apresentação de desafios matemáticos reais por empresas)

Escrita científica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: