Projeto em Investigação Operacional

Objectivos

Desenvolver a capacidade de utilizar técnicas de Investigação Operacional para formular, propor e implementar métodos de resolução de problemas reais da indústria.

Caracterização geral

Código

10812

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Isabel Azevedo Rodrigues Gomes

Horas

Semanais - 2

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Amado, C. A., São José, J. M., & Santos, S. P. (2016). Measuring active ageing: a data envelopment analysis approach. European Journal of Operational Research, 255(1), 207-223.

Groër, C., Golden, B., & Wasil, E. (2009). The consistent vehicle routing problem. Manufacturing & service operations management, 11(4), 630-643.

Leao, A. A., Toledo, F. M., Oliveira, J. F., & Carravilla, M. A. (2016). A semi-continuous MIP model for the irregular strip packing problem. International Journal of Production Research, 54(3), 712-721.

Miralles, C., Garcia-Sabater, J. P., Andres, C., & Cardos, M. (2007). Advantages of assembly lines in sheltered work centres for disabled. A case study. International Journal of Production Economics, 110(1-2), 187-197.

Outra bibliografia:

Introduction to Operations Research, Frederick S. Hillier and Gerald J. Lieberman.

Operations Research: an introduction (8th edition), Hamdy A. Taha

Operations Research Applications and Algorithms, Wayne L. Winston

Método de ensino

UC de projecto com apresentações orais regulares durante o semestre. No contexto da pandemia COVID-19 funcionará integramente a ditância com o apoio das plataformas Zoom (sessões sincronas) e Moodle (acompnahmento assíncrono).

Método de avaliação

A avaliação desta unidade curricular insere-se no que, no Regulamento de Avaliação De Conhecimentos da FCT Nova, se denomina de “Avaliação do tipo Seminário”.


Peças de avaliação e pesos correspondentes:

Atividades desenvolvidas ao longo de semestre       15%

Apresentação oral final                                              35%

Relatório final                                                             50% 

 

A classificação final resulta da soma ponderada das classificações obtidas nos diferentes elementos de avaliação ponderados pelas respetivos pesos, arredondada às unidades. O aluno obtém aprovação se obtiver classificação superior ou igual a 10 valores.

 

Conteúdo

Tratando-se de uma unidade curricular inserida na oferta curricular de 2º ciclos de estduo em áreas com afinidade cientifíca com a Matemática, pretende-se que o programa desta unidade curricular se possa adaptar ao perfil académico dos alunos.

A compenente lectiva abordará aspectos teóricos que são relevantes para a resolução de problemas reais, como modelação, optimização linear, optimização não linear e interira e métodos heurísticos, entre outros.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: