Projeto em Investigação Operacional
Objetivos
Desenvolver a capacidade de utilizar técnicas de Investigação Operacional para formular, propor e implementar métodos de resolução de problemas reais da indústria.
Caracterização geral
Código
10812
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Isabel Azevedo Rodrigues Gomes
Horas
Semanais - 2
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Amado, C. A., São José, J. M., & Santos, S. P. (2016). Measuring active ageing: a data envelopment analysis approach. European Journal of Operational Research, 255(1), 207-223.
Groër, C., Golden, B., & Wasil, E. (2009). The consistent vehicle routing problem. Manufacturing & service operations management, 11(4), 630-643.
Leao, A. A., Toledo, F. M., Oliveira, J. F., & Carravilla, M. A. (2016). A semi-continuous MIP model for the irregular strip packing problem. International Journal of Production Research, 54(3), 712-721.
Miralles, C., Garcia-Sabater, J. P., Andres, C., & Cardos, M. (2007). Advantages of assembly lines in sheltered work centres for disabled. A case study. International Journal of Production Economics, 110(1-2), 187-197.
Outra bibliografia:
Introduction to Operations Research, Frederick S. Hillier and Gerald J. Lieberman.
Operations Research: an introduction (8th edition), Hamdy A. Taha
Operations Research Applications and Algorithms, Wayne L. Winston
Método de ensino
UC de projecto com apresentações orais regulares durante o semestre. No contexto da pandemia COVID-19 funcionará integramente a ditância com o apoio das plataformas Zoom (sessões sincronas) e Moodle (acompnahmento assíncrono).
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular insere-se no que, no Regulamento de Avaliação De Conhecimentos da FCT Nova, se denomina de “Avaliação do tipo Seminário”.
Peças de avaliação e pesos correspondentes:
Atividades desenvolvidas ao longo de semestre 15%
Apresentação oral final 35%
Relatório final 50%
A classificação final resulta da soma ponderada das classificações obtidas nos diferentes elementos de avaliação ponderados pelas respetivos pesos, arredondada às unidades. O aluno obtém aprovação se obtiver classificação superior ou igual a 10 valores.
Conteúdo
Tratando-se de uma unidade curricular inserida na oferta curricular de 2º ciclos de estduo em áreas com afinidade cientifíca com a Matemática, pretende-se que o programa desta unidade curricular se possa adaptar ao perfil académico dos alunos.
A compenente lectiva abordará aspectos teóricos que são relevantes para a resolução de problemas reais, como modelação, optimização linear, optimização não linear e interira e métodos heurísticos, entre outros.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: