Simulação
Objetivos
Em muitos problemas de Investigação Operacional e de Estatística, a Simulação surge como a única técnica que permite a resolução de problemas.
Com efeito, muitas das técnicas clássicas da IO pressupõem determinados modelos-base que adoptam hipóteses simplificativas não toleráveis em determinados problemas reais. Nesses casos, após a adequada modelação do sistema real, pode levar-se a cabo a simulação do seu funcionamento e, assim, testar diferentes políticas de gestão e avaliar o seu impacto no desempenho do sistema em estudo.
Nesta unidade curricular os alunos desenvolverão a sua capacidade para modelar sistemas, com vista à sua posterior simulação. Recorrer-se-á usualmente às folhas de cálculo Excel, para desenvolver os modelos de simulação. Recorrer-se-á ainda ao módulo de Visual Basic do Excel.
Usar-se-á a plataforma Moodle para apoio à disciplina.
Caracterização geral
Código
8509
Créditos
6.0
Professor responsável
Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins
Horas
Semanais - 8
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter conhecimentos gerais de Probabilidades e Estatística e de Informática (na óptica do utilizador e programação).
Bibliografia
Banks, J., Carson, J. S., Nelson, B. L., & Nicol, D. M. (2013). Discrete-event system simulation: Pearson new international edition. Pearson Higher Ed.
Método de ensino
As aulas serão lecionadas em laboratório computacional, de modo a permitir uma imediata aplicação de conceitos por parte dos alunos.
Recorre-se à plataforma moodle para uma mais adequada disponibilização de materiais de apoio para a aula, elementos de estudo e contato entre os alunos e o docente.
Método de avaliação
Os alunos sem estatuto especial deverão frequentar pelo menos 2/3 das aulas lecionadas para obter Frequência. No entanto, devido à situação de pandemia e ao facto das aulas decorrerem em formato on-line, salvo raríssimas exceções que serão devidamente justificadas pelo docente, todos os alunos estarão, à partida, dispensados da obtenção de Frequência. A Frequência obtida num ano letivo, em caso de reprovação, mantém-se válida no ano letivo seguinte.
Só os alunos com Frequência, ou dela dispensados, podem ser avaliados.
A avaliação nesta unidade curricular inclui um Testes escrito (T) de duração de 120 minutos e um Trabalho de Grupo (Trab) realizado parcialmente nas aulas. Excecionalmente, os alunos podem optar por fazer o Trabalho individualmente.
Um aluno obtém aprovação na unidade curricular, em Época Normal se a classificação no Teste (CT) for não inferior a 9,5 valores. A classificação final de um aluno aprovado, em Época Normal, é dada pelo arredondamento simétrico de: CFEN = Max (10; 0,7 * CT + 0,3 * Trab).
Um aluno que reprove em Época Normal poderá apresentar-se a Exame de Recurso. Obterá a aprovação nessa época se a classificação obtida nesse exame (C_ExR) for não inferior a 9,5; A classificação final de um aluno aprovado, em Época de Recurso, é dada pelo arredondamento simétrico de: CFER = Max (10; 0,7 * CT + 0,3 * Trab).
A Melhoria de Nota pode ser feita apenas em Exame. A classificação de Melhoria será dada pelo arredondamento simétrico do resultado desse exame.
A atribuição de uma classificação final superior a 17 valores subentende SEMPRE (mesmo para alunos que estejam a efetuar "Melhoria de Nota") a prestação de uma prova complementar.
Conteúdo
- Introdução, terminologia e conceitos básicos
- Simulação usando folhas de cálculo (Excel e Visual Basic do Excel)
- Métodos de Geração de NPA
- Qualidades nos NPA: Testes de aleatoriedade; avaliação da independência entre o NPA consecutivos.
- Planeamento de experiencias e análise estatística de resultados de resultados; Número de simulações; Critério de Paragem; Calibração do modelo; Validação dos resultados
- Simulação de Filas de Espera. Hierarquização de eventos. Rotinas
- Aplicações
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: