Simulação

Objetivos

Em muitos problemas de Investigação Operacional e de Estatística, a Simulação surge como a única técnica que permite a resolução de problemas.

Com efeito, muitas das técnicas clássicas da IO pressupõem determinados modelos-base que adoptam hipóteses simplificativas não toleráveis em determinados problemas reais.   Nesses casos, após a adequada modelação do sistema real, pode levar-se a cabo a simulação do seu funcionamento e, assim, testar diferentes políticas de gestão e avaliar o seu impacto no desempenho do sistema em estudo.

Nesta unidade curricular os alunos desenvolverão a sua capacidade para modelar sistemas, com vista à sua posterior simulação.   Recorrer-se-á usualmente às folhas de cálculo Excel, para desenvolver os modelos de simulação. Recorrer-se-á ainda ao módulo de Visual Basic do Excel.

Usar-se-á a plataforma Moodle para apoio à disciplina.

Caracterização geral

Código

8509

Créditos

6.0

Professor responsável

Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins

Horas

Semanais - 8

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos gerais de Probabilidades e Estatística e de Informática (na óptica do utilizador e programação).

Bibliografia

Banks, J., Carson, J. S., Nelson, B. L., & Nicol, D. M. (2013). Discrete-event system simulation: Pearson new international edition. Pearson Higher Ed.

 

Método de ensino

As aulas serão lecionadas em laboratório computacional, de modo a permitir uma imediata aplicação de conceitos por parte dos alunos.

Recorre-se à plataforma moodle para uma mais adequada disponibilização de materiais de apoio para a aula, elementos de estudo e contato entre os alunos e o docente.

Método de avaliação

Os alunos sem estatuto especial deverão frequentar pelo menos 2/3 das aulas lecionadas para obter Frequência. No entanto, devido à situação de pandemia e ao facto das aulas decorrerem em formato on-line, salvo raríssimas exceções que serão devidamente justificadas pelo docente, todos os alunos estarão, à partida, dispensados da obtenção de Frequência. A Frequência obtida num ano letivo, em caso de reprovação, mantém-se válida no ano letivo seguinte.

Só os alunos com Frequência, ou dela dispensados, podem ser avaliados.

A avaliação nesta unidade curricular inclui um Testes escrito (T) de duração de 120 minutos e um Trabalho de Grupo (Trab) realizado parcialmente nas aulas. Excecionalmente, os alunos podem optar por fazer o Trabalho individualmente.

Um aluno obtém aprovação na unidade curricular, em Época Normal se a classificação no Teste (CT)  for não inferior a 9,5 valores. A classificação final de um aluno aprovado, em Época Normal, é dada pelo arredondamento simétrico de: CFEN = Max (10; 0,7 * CT + 0,3 * Trab).

Um aluno que reprove em Época Normal poderá apresentar-se a Exame de Recurso. Obterá a aprovação nessa época se a classificação obtida nesse exame (C_ExR)  for não inferior a 9,5; A classificação final de um aluno aprovado, em Época de Recurso, é dada pelo arredondamento simétrico de: CFER = Max (10; 0,7 * CT + 0,3 * Trab).

A Melhoria de Nota pode ser feita apenas em Exame. A classificação de Melhoria será dada pelo arredondamento simétrico do resultado desse exame.

A atribuição de uma classificação final superior a 17 valores subentende SEMPRE (mesmo para alunos que estejam a efetuar "Melhoria de Nota") a prestação de uma prova complementar.

Conteúdo

- Introdução, terminologia e conceitos básicos

- Simulação usando folhas de cálculo (Excel e Visual Basic do Excel)

- Métodos de Geração de NPA

- Qualidades nos NPA: Testes de aleatoriedade; avaliação da independência entre o NPA consecutivos.

- Planeamento de experiencias e análise estatística de resultados de resultados; Número de simulações; Critério de Paragem; Calibração do modelo; Validação dos resultados

Simulação de Filas de Espera. Hierarquização de eventos. Rotinas 

- Aplicações

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: