Empreendedorismo

Objetivos

Esta unidade curricular visa sensibilizar os estudantes para a importância da atitude empreendedora, de inovaçãoe de experimentação, bem como o desenvolvimento de competências sociais e técnicas de empreendedorismo para projetos inovadorese tecnológicos. A UC propõe-se motivar e preparar os estudantes  para empreender projetos inovadores nas empresas ou desenvolver startups de base tecnológica.

Caracterização geral

Código

10380

Créditos

3.0

Professor responsável

Aneesh Zutshi, António Carlos Bárbara Grilo

Horas

Semanais - 4

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Livros:

Paul Burns, (2010), "Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity", Palgrave Macmillan, 3rd Ed.

Shriberg, A. & Shriberg (2010), "Practicing Leadership: Principles and Applications", John Wiley & Sons, 4th Ed., USA.

Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed.

Thomas H. Byers, Richard C. Dorf, Andrew Nelson (2010) “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 3rd Ed., McGraw-Hill Higher Education

Serão disponibilizados aos estudantesmaterial de apoio, como sejam, links, blogs, videos, sobre as várias matérias apresentadas.

Método de ensino

Considerando o tempo disponível (5 semanas), a metodologia de ensino preconiza que em cada semana sejam discutidos e trabalhados (em grupo) os temas apresentados, os quais tinham sido definidos nos objetivos de aprendizagem. Na 1ª semana os temas a abordar estão relacionados com os aspetos estratégicos do empreendedorismo, a geração de ideias, a liderança e a gestão de equipas; como resultado os alunos deverão constituir e organizar as suas equipas para poderem definir o problema que se pretende resolver. Na 2ª semana, os temas apresentados permitirão que o aluno possa evoluir no seu projeto acrescentando opções de soluções ao problema identificado na semana anterior e proceder à seleção de uma delas. Na 3ª semana, a abordagem ao mercado e às condições de comercialização viabilizarão a concretização do plano de marketing. Na 4ª semana, abordar-se-ão os aspetos relacionados com a viabilidade financeira do projeto, possibilitando a realização do respetivo plano de negócio e do seu financiamento. Na última semana, abordar-se-á o processo de exposição da ideia aos potenciais interessados, tendo os alunos que realizar a apresentação e defesa do seu projeto num elevator pitch, perante um júri.

Neste sentido, a metodologia privilegia

1) a apresentação de casos práticos e de sucesso;

2) a promoção de competências nos domínios comportamentais, nomeadamente, no que respeita ao desenvolvimento do sentido crítico, à defesa de ideias e argumentos baseados em dados técnico-científicos, à tolerância e capacidade de gestão de conflitos em situações adversas e stressantes.

3) a participação dos alunos nos trabalhos colocadas ao longo da unidade curricular e a sua apresentação.

Método de avaliação

Este curso será ministrado a alunos dos 4º ou 5º anos dos programas de "Mestrado integrado" e de 2º ciclo (mestrado).

O programa é dimensionado para decorrer entre o 1º e o 2º semestre (Janeiro-Fevereiro), num período de 5 semanas, e exigindo um esforço global da ordem de 3 ECTS.

As aulas presenciais baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. Os estudantes serão solicitados a aplicar as competências adquiridas através da criação e desenvolvimento de uma ideia (produto ou negócio).

Assente nos princípios da multidisciplinaridade, as aulas integrarão alunos provenientes de diversos cursos com vista a promover a integração de conhecimento derivado de várias áreas científicas e envolverão professores e "mentores" com background diverso nos domínios da engenharia, da ciência, da gestão e dos negócios.

A avaliação compreende a apresentação e defesa da ideia num elevator pitch e do respetivo relatório (realizado em grupo de 4-5 elementos). A apresentação contribuirá com 50% e o relatório com 50% para a nota final.

Será utilizada a metodologia do “banco de valores” para atribuição da nota individual, de acordo com a seguinte formula:

(  C x N  ) + N / 2

em que C será a classificação do júri e N o nº de elementos do grupo

Conteúdo

1. O começo: necessidades, oportunidades e desafios;

2. Definição da ideia e desenvolvimento da solução;

3. Proposta de Valor e Modelo de Negócio;

4. Análise Mercado e Plano de Marketing;

5. Elevator-pitch;

6. Estudo dos Fluxos Financeiro;

7. Plano de desenvolvimento;

8. Implementação e financiamento.