Introdução à Biologia
Objetivos
Pretende-se que os estudantes no final do semestre sejam capazes de:
interpretar as linhas estruturais do pensamento biológico do ponto vista histórico: entendimento do mundo vivo no âmbito da História Natural.
compreender os conceitos unificadores da Biologia: teoria celular; transmissão das características hereditárias; o dogma central da Biologia; teorias evolucionistas; diversidade biológica.
compreender os mecanismos da evolução molecular e as consequências da evolução dos genomas na biodiversidade
reflectir sobre a neutralidade científica e a responsabilidade da comunidade científica na evolução do conhecimento e do progresso biológicos. Consciencialização do impacto social e ético da Biologia Moderna.
aprender a ler artigos científicos e desenvolver uma atitude critica.
aprender a comunicar em ciência: a clareza, o rigor na linguagem e o poder de sintese são qualidades fundamentais a incutir nos alunos desde o primeiro ano de faculdade.
Caracterização geral
Código
10647
Créditos
6.0
Professor responsável
Carla Maria Alexandre Pinheiro, José Paulo Nunes de Sousa Sampaio
Horas
Semanais - 3
Totais - 59
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Livros de texto de suporte às aulas:
Sadava D., Hillis D.M., Heller H.C. and Berenbaum M.R. 2013.Life-The science of Biology. (9th Edition). W H Freeman.
Klug, W.S., M.R. Cumming, C.A. Spenser and M.A. Palladino. 2012. Concepts of Genetics. 10 th Edition. Pearson.
Leituras recomendadas:
Browne, J. 2008. A origem das espécies de Charles Darwin. Gradiva
Dawkins, R. 2009. O Espetáculo da Vida- A prova da Evolução. Casa das letras
Levy, A.; Carrapiço, F.; Abreu, H. E Pina, M. 2008-2015. Esfera do Caos
Método de ensino
A estratégica pedagógica assenta na separação entre aulas teóricas (T), aulas teórico/práticas (TP) presenciais e online.
As aulas T são expositivas, mas com discussão de exemplos/questões práticas que permitem uma melhor apreensão dos conceitos teóricos e ao mesmo tempo prepara os estudamntes para os questionários que são respondidos online pelos grupos de trabalho fora das aulas (TBLs).
Nas aulas TPs são vistos videos / filmes relacionados com os varios teas abordados na teorica, são resolvidos problemas/exercícios em grupo, que são corrigidos na própria aula.
Os slides das aulas teóricas são colocados na página da disciplina do Moodle logo após a aula.
Os materiais necessários para as aulas TP são colocados também colocados no Moodle dois dias antes das aulas; cada TBL está disponível no Moodle durante 4 dias.
Os PDFs dos livros de texto para acompanhamento das aulas são disponiobilizados no Moodle.
Método de avaliação
Avaliação teórico/prática: T - 80% da nota final
- Dois Testes (média aritmética)
- Duração máxima de 50 min.
- Não há nota mínima nos testes mas a média final dos testes, depois de ponderada, não pode ser inferior a 7,60
- Não há repetições dos testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota 0 nesse teste.
Avaliação Sumativa – AS - 20% da nota final.
- questionários/problemas online/ presenciais. A nota final é obtida pela média aritmética dos questionários.
Nota final - O cálculo da nota final será feito através da seguinte ponderação:
NF = (T*0,8) + (AS*0,2)
Exame de recurso - ER
O exame engloba toda a matéria. Destina-se aos alunos reprovados na avaliação contínua ou aos alunos que pretendem fazer melhoria de nota (inscrição no CLIP obrigatória).
O cálculo da nota final para os alunos aprovados por exame de recurso (ER) será:
NF= (ER*0,8) + (AS*0,2)
As condições para obter aprovação:
- Frequência da disciplina: Assistência a 2/3 das aulas teórico/práticas (presernciais e online)
- A média ponderada dos testes não pode ser inferior a 7,6 valores.
- A nota final NF tem que ser ≥ 9.5 valores.
Alunos com frequência obtida em anos anteriores:
- A frequência de anos anteriores e a nota obtida na avaliação sumativa são validas por 3 anos. Mas terão que fazer os 2 testes (T), aplicando-se a mesma formula para obtenção da NF.
Conteúdo
Conteúdos programáticos
Esta UC foi desenhada para alunos do 1º ano do 1º ciclo de Biologia Celular e Molecular e é oferecida como Bloco Livre a outros cursos de diferentes áreas científicas.
Pretende-se dar uma visão histórica sobre os alicerces da Biologia como Ciência, desenvolvendo tópicos que têm vindo a contribuir para o estabelecimento de novas áreas com a Genética, a Evolução Molecular e a Biologia Celular e Molecular.
1. Introdução
O mundo vivo no âmbito da História Natural; A emergência da Biologia como uma nova área disciplinar no séc. XIX
2. Conceitos unificadores da Biologia
O significado da Teoria Celular no desenvolvimento da Biologia; os precursores da teoria celular; aperfeiçoamento do microscópio; a célula como unidade básica dos organismos vivos; cariocinese e citocinese; ciclo celular e sua regulação.
Estabelecimento dos princípios mendelianos da herança; correlação dos postulados de Mendel com o comportamento dos cromossomas na divisão celular.
O conceito de evolução antes de Darwin; a ideia de Darwin – partilha de um ancestral comum; evolução como resultado da Selecção Natural; a transmissão das características hereditárias na perspectiva evolucionista a génese do neo-Darwinismo.
3. Estabelecimento da Genética moderna
Genes e cromossomas - “linkage” e “crossing over; mapeamento genético.
Modificações das proporções mendelianas; análise de pedigrees.
Teoria das probabilidades e os acontecimentos genéticos.
Dogma central da biologia; DNA e proteínas, moléculas chave na transmissão da informação genética; a descodificação do código genético;
4. Evolução e biodiversidade
Síntese Moderna – aliança entre a Evolução e a Genética.
Estabilidade genética e variabilidade - estrutura genética das populações (alterações no espaço e no tempo)
Conceito de espécie; especiação; unidade e diversidade dos seres vivos;
Reconstrução da história evolutiva; árvore da vida.
Evolução de genes e genomas; constrangimentos e influência do homem no processo evolutivo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: