Epidemiologia

Objetivos

1.Definir epidemiologia
2.Enumerar 2+ marcos históricos do seu desenvolvimento
3.Pressupostos do método epidemiológico
4.Componentes da tríade epidemiológica
5.Enumerar 3+ aplicações da epidemiologia nas ciências da saúde
6.Descrever as principais características do desenho dos ensaios clínicos, ensaios comunitários e ensaios de campo, EC-ECo-ECa
7.Identificar 1+ vantagem e 1 desvantagem do EC-ECo-ECa
8.Discutir 1+ viés do EC-ECo-ECa
9.Descrever principais características do desenho de estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte, EE-ET-CC-Coo
10.Identificar 1+ vantagem e 1 desvantagem de EE-ET-CC-Coo
11.Discutir 1+ viés de EE-ET-CC-Coo
12.Calcular, interpretar e aplicar medidas de prevalência e incidência
13.Idem para medidas de associação
14.Analisar valor e resultados de cada desenho face ao pensamento epidemiológico causal
15.Identificar questões éticas destes estudos

Caracterização geral

Código

12393

Créditos

4.0

Professor responsável

Inês Santos Estevinho Fronteira, Isabel Cristina Maciel Natário

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 41

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Noções básicas de Análise e noções de nível intermédio de Probabilidades e Estatística.

Bibliografia

- Altman, D. Practical statistics for medical research. London: Chapman & Hall; 1991
- Bhopal R. Concepts of epidemiology: an integrated introduction to ideas, theories, principles and methods of epidemiology. Oxford University Press; 2002.
- Coughlin S, Beauchamp T. Ethics and Epidemiology. 1st ed. New York: Oxford University Press; 1996.
- Gordis L. Epidemiology. 4th ed. Saunders Elsevier; 2009.
- Porta M, Greenland S, Last J. A dictionary of Epidemiology. 5th ed. New York: Oxford University Press; 2008.
- Rothman K, Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Lippincott Williams & Wilkins; 1998.
- Rothman K. Epidemiology: an introduction. 2nd ed. Oxford University Press; 2012

Método de ensino

Será utilizado o método expositivo para apresentar e definir conceitos. O método activo será usado na resolução de problemas, quer individualmente quer em grupo.

Método de avaliação

A avaliação consistirá de um exame final escrito que cobrirá toda a matéria do curso e tomará a forma de perguntas de resposta múltipla, perguntas de resposta curta, perguntas de verdadeiros e falsos. Poderá ser necessária a realização de pequenos cálculos. O exame final equivale a 100% da classificação final do curso.

A classificação final do curso será atribuída na escala de 0 a 20 valores. Considera-se aprovado quem tiver classificação final igual ou superior a 10 valores.

Os alunos com classificação final inferior a 10 valores poderão realizar um exame final escrito cuja classificação equivalerá 100% da classificação final do curso.

Conteúdo

O curso encontra-se organizado em seis módulos sequenciais:
Módulo I: Introdução à Epidemiologia: definição, evolução histórica, método epidemiológico e aplicações da epidemiologia
Módulo II: Estudos epidemiológicos: taxonomia dos estudos epidemiológicos, estudos experimentais (ensaios clínicos, comunitários e de campo); estudos observacionais (ecológicos, transversais, caso controlo e coorte), principais IGNOREes de viéses dos diferentes tipos de estudos, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo.
Módulo III: Medidas de prevalência e incidência: definição, cálculo e interpretação da incidência pessoas-tempo, incidência cumulativa e prevalência.
Módulo IV: Medidas de associação: definição, cálculo e interpretação de risco relativo, odds ratio, razão de riscos e fracção atribuível. Diferença entre risco relativo e razão de risco e entre risco relativo e odds ratio.
Módulo V: Causalidade em epidemiologia: pensamento causal e a sua evolução ao longo da história da epidemiologia, orientações de causalidade de Bradford Hill, causa necessária, suficiente e componente, valor do desenho do estudo epidemiológico no discernimento causal.
Módulo VI: Questões éticas e legais em epidemiologia: princípios éticos e a sua influência no pensamento e desenho dos estudos epidemiológicos, consentimento informado em epidemiologia, o caso dos estudos experimentais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: