Introdução à Conservação e Restauro I
Objetivos
O objectivo desta disciplina é o de dar a compreender a natureza interdisciplinar e a complexidade da actividade de conservação.
Os alunos terão sessões relacionadas com cada um dos tópicos de investigação e de actuação do DCR
No final do semestre o aluno deve:
i) Utilizar as ferramentas de pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;
ii) Revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho de conservação;
iii) Revelar a capacidade critica que lhe permita diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas;
iv) Transmitir correctamente os conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de uma apresentação oral e da produção de textos escritos.
Caracterização geral
Código
10130
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis, Márcia Gomes Vilarigues
Horas
Semanais - 5
Totais - 78
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem requisitos
Bibliografia
Bibliografia geral:
AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p.
CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p.
NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.
Método de ensino
Ensino teórico-prático, com ilustrações adequadas aos objectivos da unidade curricular.
A unidade curricular tem uma componente teórico-prática de 4 horas/semana. Estas aulas são lecionadas por professores diferentes em cada semana. Nestas aulas os conceitos e técnicas básicas são explicados e no final (até uma semana depois) os alunos entregam mini-textos de um máximo de uma página A4 que devem refletir as a aprendizagem e as experiências vividas por cada um durante a respectiva aula
Método de avaliação
Nota final
30% minitextos para cada sessão + 20% participação + 50% Apresentação Oral
Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
Programa das Aulas Teórico-Práticas:
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Apresentação da UC. Visita ao DCR
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O que é o património? A conservação e a auto-etnografia
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Desvendando o património no Laboratório Científico
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Princípios de Conservação Preventiva
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Etnografia, religião e conservação
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Metais a conservar
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Vidro e vidrados - uma história comum?
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A fotografia analógica e digital - desafios para a conservação
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Tomada de decisão em conservação - os desafios da Arte Contemporânea.
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Da arqueologia do livro à codicologia: os diferentes materiais e sistemas de construção
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Auto-etnografia - a experiência de ICR I