Introdução à Conservação e Restauro I

Objetivos

O objectivo desta disciplina é o de dar a compreender  a natureza interdisciplinar e a complexidade da actividade de conservação.

Os alunos terão sessões relacionadas com cada um dos tópicos de investigação e de actuação do DCR

No final do semestre o aluno deve: 

i) Utilizar as ferramentas de pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;  

ii) Revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho de conservação;

iii) Revelar a capacidade critica que lhe permita diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas;

iv) Transmitir correctamente os conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de uma apresentação oral e da produção de textos escritos.

Caracterização geral

Código

10130

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis, Márcia Gomes Vilarigues

Horas

Semanais - 5

Totais - 78

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem requisitos

Bibliografia

Bibliografia geral:

AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p. 

CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p. 

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p. 

NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.

Método de ensino

Ensino teórico-prático, com ilustrações adequadas aos objectivos da unidade curricular.

A unidade curricular tem uma componente teórico-prática de 4 horas/semana. Estas aulas são lecionadas por professores diferentes em cada semana. Nestas aulas os conceitos e técnicas básicas são explicados e no final (até uma semana depois) os alunos entregam mini-textos de um máximo de uma página A4 que devem refletir as a aprendizagem e as experiências vividas por cada um durante a respectiva aula

Método de avaliação

Nota final

30% minitextos para cada sessão + 20% participação + 50% Apresentação Oral

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

 Programa das Aulas Teórico-Práticas:
  1. Apresentação da UCVisita ao DCR
  2. O que é o património? A conservação e a auto-etnografia
  3. Desvendando o património no Laboratório Científico
  4. Princípios de Conservação Preventiva
  5. Etnografia, religião e conservação
  6. Metais a conservar
  7. Vidro e vidrados - uma história comum?
  8. A fotografia analógica e digital - desafios para a conservação
  9. Tomada de decisão em conservação - os desafios da Arte Contemporânea.
  10. Da arqueologia do livro à codicologia: os diferentes materiais e sistemas de construção
  11. Auto-etnografia - a experiência de ICR I

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: