Desenho
Objetivos
Sensibilizar o aluno ao facto que a disciplina do Desenho se encontra no cruzamento de diferentes saberes ligados às Ciências Humanas, Ciências Exactas e Ciência da Conservação e Restauro, levantando várias questões do foro prático, técnico, físico-químico, ideológico e estético.
Sensibilizar o aluno para a história do desenho, o fabrico artesanal e empírico dos materiais outrora utilizados, e a importância do património gráfico que nos foi legado.
Conhecer e aplicar as terminologias básicas do Desenho, bem como abordar aspectos linguísticos subjacentes aos modos de representação e a dificuldade na sua tradução em Português.
Confrontar o aluno com a distância conceptual, visual e material que existe entre o mundo perceptivo e o mundo representado.
Desenvolver a habilidade manual do aluno e a sua capacidade de trabalhar com diversos materiais e suportes.
Desenvolver a capacidade de representação bidimensional e tridimensional de objectos em diversos registos.
Desenvolver a acuidade visual e a noção de «pontos de vista», colocando o aluno em diversas situações de observação de objectos nas próprias aulas, in situ ou em museus, e ao ar livre.
Exercitar a memória visual, a partir do domínio progressivo de formas simples e complexas, com base na sua produção repetitiva, com e sem documentos.
Caracterização geral
Código
11005
Créditos
3.0
Professor responsável
Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto
Horas
Semanais - 5
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
GOMBRICH Ernest H., Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica, São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1995.
MASSIRONI Manfredo, Ver pelo desenho: Aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos, Lisboa: Edições 70, 1996.
NICOLAIDES Kimon, The natural way to draw, Boston: Houghton Mifflin Company, 1941.
PARRAMÓN José M., A perspectiva na arte, Colecção Desenhar e pintar, Lisboa: Editorial Presença, 1994.
PARRAMÓN José M., Como desenhar com carvão, sanguina e giz, Colecção Desenhar e pintar, Lisboa: Editorial Presença, 1995
Método de ensino
Utilização de uma grande variedade de materiais e suportes com diferentes qualidades, em tamanhos, texturas, cores, espessuras e resistências.
Enfoque, nas aulas práticas, nas próprias técnicas e instrumentos utilizados no passado na produção de desenhos - Protocolos experimentais em laboratório.
Visitas de estudo em locais de interesse.
Método de avaliação
A avaliação é individual e contínua, sem exame ou trabalho final.
Presença nas aulas obrigatória.
Para obter frequência, as faltas não-justificadas não podem exceder 3.
A avaliação assenta no conjunto dos exercícios produzidos ao longo do semestre.
A classificação final corresponde à média ponderada dos trabalhos práticos.
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Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
- Os mecanismos sensoriais da vista e do tacto e os mecanismos cerebrais associados.
- Deixar uma marca num suporte – Ferramentas e suportes susceptíveis de serem utilizados nos processos de escrita e desenho.
- Conceitos de base do Desenho – linhas, formas, planos, contrastes, contorno, espaço positivo e espaço negativo.
- Linhas de composição na obra de arte – Estruturas arquitectónicas e estatuária de várias épocas – Os panejamentos como linguagem própria da Escultura – Análise morfológica do pregueado, enfoque na sua rítmica ornamental e nas variações de amplitude, que permitem definir estilos e levantar questões de autoria.
- Pontos de vista e perspectiva
- Cinzentos reais e cinzentos ópticos – Variações tonais de valores e modelado, expressão de relevos e texturas – Técnicas secas, húmidas e mistas
- Repertórios de imagens e reprodução mecânica – Imitação e cópia servil.
- Quadrículas e escalas
- O modelo vivo e a sua representação – Proporções e gestual.
- Retrato e Auto-retrato – Verdade, semelhança e estereótipo.
- O impacto das lacunas nas produções artísticas e a contribuição do desenho nos processos de restituição do seu sentido.
- Matérias-primas e instrumentos utilizados no passado na produção de desenhos – Reconstituição de técnicas antigas pela aplicação de diversos protocolos experimentais.