Diagnóstico e Conservação de Pintura
Objetivos
Este curso foi desenvolvido com o objectivo de introduzir aos alunos do 3ano da Licenciatura em Conservação e Restauro, a conservação preventiva de pinturas de cavalete históricas e modernas (maioritáriamente em suportes de tela e painel).
O principal objectivo é o desenvolvimento das capacidades de observação e avaliação através do ensino da documentação profissional (Relatório de Exame e Condição), manuseamento seguro, e do diagnóstico e avaliação do estado de presevação de uma pintura (conceitos de estabilidade/instabilidade).
Os alunos irão adquirir noções básicas sobre os principais materiais e estratigrafia de pinturas tradicionais e modernas, assim como das propriedades físicas e mecânicas da composição da tinta (suporte, camada de preparação e camadas pictóricas, verniz). Para avaliar o estado de preservação/condição da pintura a fim de fazer recomendações para exposição, armazenamento e transporte seguro, os alunos aprenderão as principais causas de deterioração e serão introduzidos às questões éticas e leque de opções para procedimentos históricos e actuais de conservação-restauro. Métodos e técnicas científicas para a investigação/análise de pinturas serão abordados, assim como a apreendizagem de uma foto-documentação adequada, realização de amostragem (micro cortes estratigráficos) e utilização de estereomicroscópios e microscópio óptico.
Caracterização geral
Código
11009
Créditos
6.0
Professor responsável
Joana Moura Devesa, Leslie Anne Carlyle
Horas
Semanais - 6
Totais - 84
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Manual do Curso: Guia para Exame e Relatório do estado de preservação
The Conservation of Easel Paintings, Joyce Hill Stoner and Rebecca Rushfield (ed.),Routledge, Oxon, UK and New York, NY, 2012
Kirsh, Andrea and Rustin Levenson. Seeing Through Paintings. New Haven: Yale University Press, 2000.
Dawson, W. Carr and Mark Leonard. Looking at Paintings: A Guide to Technical Terms. Santa Monica, CA: The Getty Museum, 1992.
Supplementary: Gettens, R.J. and George L. Stout. Painting Materials. New York: Dover, 1966.
Método de ensino
A unidade curricular é dada em aulas teóricas e aulas laboratoriais. Aulas ilustradas explicam e discutem diferentes tópicos, os pontos são apoiados por estudos de caso. As sessões de laboratório incluem demonstrações de técnicas básicas de preservação, seguidas de trabalhos em grupo para avaliar o estado de cada pintura.
Método de avaliação
Teórico: teste a meio período (1,5 horas) e teste no fim de período (1,5 horas)
Laboratório: Exame e Relatório do estado de preservação, apresentação oral e discussão,
Avaliação cumulativa: participação e desempenho nas aulas
Cálculo de notas
As notas atribuídas são apresentadas numa tabela fornecida a todos os alunos no início das aulas.
Teórico
Laboratório
Avaliação cumulativa
Os alunos que não obtenham aprovação (9.5 / 20) nas provas do semestre terão que realizar um exame.
ATENÇÃO: Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
Teóricas: 1-2h com o auxílio visual de powerpoints. Os alunos são encorajados a colocar questões ao longo das aulas e a pedir clarificação para qualquer conceito ou questão que esteja a ser apresentado. Os powerpoints e publicações/artigos associados (PDF''''s) de cada aula serão disponibilizados para download no computador do laboratório.
Práticas (Laboratório 045): Os aulos terão contacto directo com pinturas "reais" a fim de desenvolverem as suas capacidades de observação. Irão realizar um relatório de exame e condição e preparar (ou visualizar) cortes estratigráficos e amostras de fibras no Microscópio Óptico. Poderão vir a realizar foto-documentação com os seguintes tipos de luz: Normal, Rasante, Transmitida, Ultra-violeta (UV) e Infra-vermelho assim como radiografia digital. Serão introduzidos a várias técnicas de diagnóstico/analise utilizadas na investigação de materiais e estado de conservação de pinturas (ex. FTIR, Raman, XRF, SEM-BSE).