Cuidar de Coleções
Objetivos
Adquirir competencias práticas no exercicio da Collections Care (Cuidar de Colecção - conservação preventiva aplicada) e desenvolvam a autonomia do aluno no exercicio de atividades de preservação, enquadrado pela realidade museológica do nosso país e das suas equipas de conservação
Caracterização geral
Código
12033
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Maria da Conceição Lopes Casanova
Horas
Semanais - 10
Totais - 130
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
THOMSON, Garry, The Museum Environment. 2nd Edition. Butterworth-Heinemann. Londres, 1986
WALLER, Robert, Cultural Property Risk Analysis Model. Goteborg Studies in Conservation 13. Acta Universitatis Gothoburgensis, 2003
TÉTREAUL, J., Airborne Pollutants in museums, Galleries, and Archives: Risk Assessment, Control Strategies, and Preservation Management. Canadian Conservation Institute, 2004
TEIJGELER, René, Conservação Preventiva da Herança Documental em Climas Tropicais, trad. Teresa Guerra e Luisa Cabral, Biblioteca Nacional de Lisboa, 2007
Mais bibliografia será fornecida à medida das necessidades de acordo com o trabalho de campo.
Método de ensino
Eminentemente prático de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em contexto real de trabalho, em instituições culturais parceiras do DCR, pode incluir também o formato de workshops.
Método de avaliação
50 % da avaliação corresponde a avaliação continuo na instituição e é proposta por esta; 50 % refere-se a uma apresentação e discussão final do trabalho realizado. Por norma a apresentação ocorre no ultimo dia do periodo intercalar.
Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).”
Conteúdo
Estratégias para Cuidar de Colecções.
Implementação de um programa de preservação/conservação.
Avaliação da condição física e documentação.
Manuseamento seguro de objectos históricos frágeis.
Limites de intervenção: higienização e métodos seguros de limpeza superficial.
Prácticas seguras para protecção de objectos e acondicionamento.
Princípios de armazenamento seguro e aplicações práticas.
Princípios de conservação preventiva.
Monitorização e controlo ambiental.
Orçamentação e planeamento.