Introdução às Ciências da Conservação-Restauro

Objectivos

A presente unidade curricular tem como objetivo a aprendizagem do método científico e a aplicação de metodologias provenientes das ciências exactas e naturais na área da conservação e restauro.

Pretende-se que o aluno aprenda i) os princípios do método científico, ii) a importância do design experimental e da análise de dados e que iii) compreenda o extenso leque de métodos de exame e análise (fotográficos, elementares e moleculares) que tem à sua disposição, com a finalidade de resolver problemas do património cultural. É ainda objectivo desta disciplina que o aluno perceba diferentes grandezas mecânicas, físicas e químicas dos materiais das obras de arte e do património cultural, e a importância das várias gamas da radiação electromagnética na análise do seu estado de preservação e compreensão dos fenómenos de degradação.

Por último, pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de comunicação científica (através de duas apresentações orais em grupo) de forma objetiva e concisa sobre um tema à sua escolha, dentro dos disponibilizados pelos docentes. Nestas comunicações, pretende-se que o aluno adquira competências na exposição científica do problema, que perceba as razões para a escolha de uma dada metodologia de estudo, e que consiga compreender os resultados obtidos, comunicando-os a um público geral.

Caracterização geral

Código

12034

Créditos

6.0

Professor responsável

Márcia Gomes Vilarigues, Susana Catarina Dias França de Sá

Horas

Semanais - 4

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há requisitos

Bibliografia

A bibliografia será disponibilizada durante as aulas

Método de ensino

O programa desta unidade curricular é desenvolvido com base na realização de trabalhos práticos e resolução de exercícios que se debruçam sobre o método científico aplicado à área da conservação e restauro. O aluno aplica os conhecimentos adquiridos a um caso de estudo (directamente num objecto patrimonial e/ou amostras-teste), procedendo à observação e análise do seu objecto por diversas técnicas instrumentais disponíveis nos laboratórios do departamento.

Haverá ainda lugar à discussão de artigos científicos, bem como à exposição de matérias por parte do professor.

Método de avaliação

A avaliação inclui uma componente teórica (T) e uma componente teórico-prática (TP).

A UC tem frequência, ou seja, um conjunto de critérios que o aluno tem de cumprir para ter aprovação à UC. Neste caso, é obrigatória a entrega de 3 dos 4 questionários pedidos e a realização da apresentação final. Os testes serão presenciais.

A nota da componente teórica resulta da realização de 3 testes. Exige-se a nota mínima de 9,5 valores na média dos três testes para aprovação à disciplina.

NTeórica(NT) = 0.33(1º teste) + 0,33(2ºteste) + 0.33(3ºteste)

A nota da componente teórico-prática resulta da realização de 5 elementos de avaliação: 1 apresentação + 4 questionários

NTeorPrática(NTP) = 0.50(1 apresentação) + 0.50(4questionários)

Nota Total = 0.60NT + 0.40NTP

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

Nesta unidade curricular serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que são as Ciências da Conservação – a sua importância para a Preservação do Património 
  • O conservador-restaurador e o cientista da conservação
  • Propriedades mecânicas dos materiais
  • Elasticidade e resistência dos materiais
  • Propriedades Térmicas dos materiais 
  • Degradação dos materiais
  • Interação da radiação com a matéria 
  • Introdução às Espectroscopias no estudo do património 
  • Avaliação da eficácia de tratamento e medidas de conservação
  • Sustentabilidade em Conservação
  • Tecnologias digitais e conservação
  •  A conservação da ciência
  • O papel das ciências da conservação na preservação da história do conhecimento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: