Princípios de Mineralogia e Geologia

Objetivos

 
 O objectivo da disciplina é ensinar o futuro Conservador-Restaurador a encarar de forma correcta a pedra como material utilizado no Património Cultural, atendendo às suas especificidades genéticas, físicas e químicas, texturais e mineralógicas.

Caracterização geral

Código

2077

Créditos

6.0

Professor responsável

Joaquim António dos Reis Silva Simão, Nuno Gonçalo Figueiredo de Freitas Leal

Horas

Semanais - 5

Totais - 51

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Química Geral.

Bibliografia

 

Aires–Barros, L. (2001) – As rochas dos monumentos portugueses. Tipologias e patologias. Instituto Português do Património Arquitectónico, Ministério da Cultura, Lisboa, Vol. I e II, 535 p.

Carvalho, A. M. G. (1996)- Geologia: Morfogénese e Sedimentogénese. Universidade Aberta. Lisboa, 189 p.

Carvalho, A. M. G. (1996)- Geologia: Petrogénese e Orogénese. Universidade Aberta. Lisboa, 159 p.

Press, F. & Siever, R. (1998) - Understanding Earth, 2nd. Ed. Freeman. 682p.


 

Método de ensino

Aulas teóricas expositivas, com possibilidade de interacção com o docente e aulas práticas em laboratório, com o intuito de trabalhar os conceitos apresentados nas aulas teóricas.

Utilização de material de apoio, incluindo apresentações PowerPoint, nas aulas teóricas. Utilização de amostras de mão e lâminas delgadas, bem como materiais de apoio, tais como lupas e microscópios, nas aulas práticas.

 

Método de avaliação

CONDIÇÃO DE FREQUÊNCIA:  presença em 2/3 das aulas práticas.

AVALIAÇÃO: 

Avaliação contínua: 4 testes de avaliação (20 %, cada um) + avaliação ao longo das aulas, no que se refere a assiduidade, pontualidade e participação (20%).

ou

Exame final

 

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”.

Conteúdo

Parte teórica:

Introdução à Geologia.

Os minerais: características físicas e químicas. Classificação de minerais.

O Magmatismo: O Magmatismo no contexto do Ciclo das Rochas. Processos de génese e evolução de magmas. Caracterização e Classificação das rochas magmáticas (rochas plutónicas e vulcânicas).

O Ambiente Sedimentar: Os agentes de Meteorização. A Sedimentogénese e a Diagénese no contexto do Ciclo das Rochas. Principais características do ambiente sedimentar. Caracterização e Classificação das rochas sedimentares (rochas detríticas e quimiogénicas).

O Metamorfismo: O Metamorfismo no contexto do Ciclo das Rochas. Agentes e tipos de metamorfismo. Caracterização e Classificação das rochas metamórficas (rochas com e sem xistosidade).

Deformação frágil e dúctil: Regimes de deformação compressivo e distensivo. Comportamentos frágil e dúctil dos materiais. Dobramento e tipos de dobras. Falhamento e tipos de falhas.

 

Parte prática:

 

Características a observar para a correcta identificação de minerais: forma, clivagem, cor, dureza, brilho, reacção ao HCl, magnetismo e outras propriedades.

Observação, descrição e classificação dos principais minerais presentes na maior parte das rochas.

Estudo das rochas: textura e mineralogia.

Observação, descrição e classificação de rochas ígneas em amostra de mão.

Observação, descrição e classificação de rochas sedimentares em amostra de mão.

Observação, descrição e classificação de rochas metamórficas em amostra de mão.

Observação e descrição de rochas e materiais cerâmicos ao microscópio petrográfico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: