Diagnóstico e Conservação de Documentos Gráficos

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se que o aluno adquira um conhecimento horizontal sobre a natureza dos documentos gráficos e suas causas de deterioração, de forma a poder realizar o diagnóstico de patologias de património documental. Nesta óptica, temos como objectivos principais:

1. Apreensão dos conhecimentos necessários à identificação dos métodos de produção e caracterização material dos diferentes tipos de documentos gráficos, numa perspectiva histórica.

2. Estudo e compreensão das principais causas de deterioração dos documentos gráficos.

3. Estudo dos métodos de diagnóstico de patologias para a avaliação do estado de conservação do documento gráfico.

4. Introdução das metodologias de conservação preventiva de documentos gráficos.

5. Exercícios práticos de aplicação dos métodos estudados a peças sob diagnóstico.

Caracterização geral

Código

2680

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Conceição Lopes Casanova

Horas

Semanais - 5

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Paper Conservation Catalog. The American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, Book and Paper Group. 

IPH, “Paper History”, Journal of International Association of Paper Historians, ed. Anna-Grethe Rischel, Vol 14 (2), 2010.

HUBBE, M. A., "Handmade paper. A reriew of its history, craft and science", BioResources 4(4), 2009.

COLLINGS, T.; MILNEV D. ; - ''''''''''''''''A new chronology of papermaking technology'''''''''''''''', in Paper conservator, nº 14, 1990.

 

 


Método de ensino

Exposição teórica, observação  avaliação de casos práticos e dignostico de um caso pratico com recurso a metodos de exames e analise.

Método de avaliação

Unidades de avaliação:avaliação contínua nas aulas práticas; Avaliação através de apresentação e  relatório final; Avaliação escrita (teste).

Valoração:

1. Realização de 1 teste ou exame final -  40% da nota final.

 

2. Realização de um diagnóstico de patologias de um caso de estudo que inclui a elaboração do respectivo relatório e de uma apresentação oral e discussão  -  50% da nota final 

 

3. Postura em aula e realização de trabalhos práticos, individuais e em grupo. Valorização para a nota final da parte prática - 10%.

O aluno deverá ter nota positiva em cada unidade de avaliação para poder concluir a disciplina.

ALTERAÇÕES a Março de 2020: plano de contingência

19 março, 26 março, 2 de abril23 abril, 30 abril, 7 maio – Exercícios práticos/ breves comentários – avaliação somativa (6 exercícios ) 30% (substitui os exercícios em aula).

14 de Maio - Teste escrito 40% (pode ser substituído por oral por vídeo-conferência ou teste online através do uso da plataforma google forms).

15 de Junho: Apresentação e relatório (diagnóstico caso de estudo dois a dois): 30% (poderá ser substituído por envio de poster e sua discussão por videoconferência).


Conteúdo

1. Identificação imaterial e caracterização material de Documento Gráfico

1.1.Principais conceitos que envolvem o documento gráfico e a importância de uma linguagem comum: diferentes categorias de documento gráfico.

1.2. Principais materiais utilizados como suporte de informação:

1.2.1. Do papiro ao pergaminho.

1.2.2. O papel e a sua evolução histórica.

1.3. Materiais utilizados como registo de informação (meio) numa perspetiva histórica.

1.4. A produção do códice/livro: nomenclatura e identificação das diferentes partes que compõem o livro.

2. Principais fatores de deterioração do Documentos Gráfico e meios para o seu controlo

2.1. Causas de deterioração do documento avulso.

2.2. Causas de deterioração do Livro costurado.

2.3. Técnicas de conservação preventiva e breve introdução aos métodos de intervenção.

3. Diagnóstico de patologias: estudo e análise de casos de estudo.

3.1.Revisão sistemática dos ‘grandes síndromas’/patologias nucleares que podem afetar o documento gráfico.

3.2. Caraterização material das obras sob estudo.

3.3. Aplicação de diferentes técnicas de exame e análise.

3.4. Exercicio de mapeamento das patologias.

3.5.Estudos do impacto das patologias nucleares nas diferentes tipologias de DG: considerações acerca das alterações do valor/significado das peças.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: