Processos em Engenharia com Solventes Alternativos

Objetivos

1.Adquirir conhecimentos sobre solventes alternativos: propriedades, diagramas de fase e usos relevantes.
2. Reconhecer propriedades importantes dos solventes e como manipular sua estrutura química para obter as propriedades químicas desejadas.
3. Integrar e interpretar os diferentes papéis de um solvente num processo.
4. Utilizar software apropriado para prever as propriedades de solventes relevantes para o processo e interpretar os resultados.
5. Usar métricas verdes em software de seleção de solventes.
6. Resolver problemas de escolha de solventes de forma científica, utilizando software de seleção de solventes adequado.
7. Desenvolver o pensamento crítico na resolução de problemas e tomada de decisão no contexto da seleção de solventes.
8. Executar leitura crítica e avaliação da literatura em relação sustentabilidade de solventes.
9. Resolver e discutir casos de estudo e análise critica de trabalhos publicados, bem como os avanços tecnológicos atuais no estado da arte.

Caracterização geral

Código

12088

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Isabel Nobre Martins Aguiar de Oliveira Ricardo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 72

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

J.H. Clark, G.A. Kraus, A. Stankiewicz, P. Siedl, Y. Kou, Alternative Solvents for Green Chemistry, RSC Publications, 2nd Edition, 2012.

Innovations in Green Chemistry and Green Engineering; P. T. Anastas and J. B. Zimmerman Ed., Springer, New York, 2013.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas de 2h para exposição de matéria e resolução de problemas. As aulas práticas com 3 h de duração, efectuar-se-ão nos laboratórios com realização de trabalhos experimentais segundo protocolos sujeitos a preparação prévia pelos alunos; seguido da realização de relatório.

Método de avaliação

Avaliação: Relatórios e discussão dos trabalhos práticos (25% da classificação final); Apresentação e discussão de artigos científicos (10% da classificação final); Resolução de caso de estudo sobre um tema proposto (45% da classificação final) e apresentação oral da mesma (20% da classificação final)

Conteúdo

1. Introdução. 1.1. Solventes na Indústria Farmacêutica e em Química Analítica 1.2. Legislação: EU versus USA versus China. Regulação de Emissões 1.3. Legislação nas diferentes indústrias: alimentação e bebidas, farmacêutica, cosmética e produtos uso pessoal. 2. Solventes Alternativos 2.1. Reações sem Solventes 2.2. A Água como Solvente. 2.3. Fluidos Supercríticos e Gases Expandidos. 2.4. Solventes Obtidos a partir de Fontes Renováveis. 2.5. Líquidos Iónicos e Misturas Eutécticas. 2.6. Solventes Fluorados 2.7. Polímeros Líquidos
2.8. Tensioativos. 3. Design de solventes alternativos 3.1 Propriedades de solventes 3.2 Modelos termodinâmicos de previsão de propriedades.  4. Reciclagem de Solventes 4.1. Destilação 4.2. Extração líquido-líquido 4.3. Nanofiltração de solventes orgânicos 5. Aplicações industriais de solventes alternativos. 5.1. Casos de estudo de água. 5.2. Casos de estudo com dióxido de carbono. 5.3. Casos de estudo com líquidos iónicos e misturas eutécticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: