Química Orgânica Geral
Objetivos
Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro Químico e Bioquímico.
Os Estudantes que concluírem com êxito este curso serão capazes de:
1 - Definir e empregar o vocabulário da química orgânica.
2 - Desenhar representações estruturais corretas de moléculas orgânicas.
3 - Escrever razoavelmente transformações e mecanismos para alcanos, alcenos, alcinos, haletos de alquilo, álcoois, compostos aromáticos e compostos carbonilicos.
4 - Empregar conceitos estereoquímicos ao analisar mecanismos e transformações.
Caracterização geral
Código
3690
Créditos
6.0
Professor responsável
Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar
Horas
Semanais - 4
Totais - 77
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Livro recomendado:
- Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
- Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry
Bibl. complementar:
- Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
- Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999
Aulas P e TP:
- Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral ", Setembro, 2020
- Gaspar, E "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)
Método de ensino
Aulas téoricas (online via zoom) com suporte ilustrativo (ficheiros power-point) e com exemplos e aplicações.
Aulas teórico-práticas (online via zoom) de resolução de problemas e exercícios, acompanhando de perto a evolução dos conceitos desenvolvidos nas aulas teóricas.Aulas (práticas) de laboratório com execução de 3 trabalhos experimentais. Preparação prévia online das sessões laboratoriais com ilustração das técnicas laboratoriais, regras de segurança, espectroscopia e algumas reacções químicas simples.
Método de avaliação
Método de avaliação:
- 75% da classificação para a componente teórica da disciplina
- 25% da classificação para a componente prática da disciplina.
- Cada uma das componentes e cada um dos constituintes das componentes não pode ter avaliação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).
Avaliação da componente teórica:
- 2 testes (factores de ponderação para o 1º e 2º testes respectivamente: 40% + 60%)
A classificação final de cada aluno em QOG terá como contribuintes:
- 75% da classificação na componente teórica da disciplina
- 25% da classificação na componente prática da disciplina.
- Cada uma das componentes e cada um dos seus parâmetros constituintes não pode ter classificação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).
Avaliação da componente prática da UC:
Os alunos farão trabalho individual, sendo a avaliação também individual.
Critérios obrigatórios:
1- É obrigatório cada aluno ter caderno de laboratório.
Nota 1: sem caderno de laboratório o aluno está impedido de frequentar as aulas práticas (online e presenciais).
2 – É obrigatória a presença em todas as aulas no laboratório (presenciais).
Nota 2: a ausência nas sessões práticas online impedirá o aluno de fazer a aula presencial que lhe segue.
Nota 3: a não presença nas 3 aulas de laboratório presenciais tem como consequência a NÂO FREQUÊNCIA a QOG.
3 – É obrigatório responder aos inquéritos prévios às sessões laboratoriais.
Nota 4: sem responder ao inquérito respectivo, o aluno está impedido de frequentar as aulas práticas presenciais (no laboratório).
Nota 5: nenhum dos inquéritos pode ter avaliação negativa, < 9,5 valores (escala 0-20 valores)
Avaliação quantitativa da componente prática - Cumpridos os 3 critérios obrigatórios anteriormente referidos, a avaliação quantitativa é a média da classificação obtida nos inquéritos relativos às 3 sessões de laboratório (práticas presenciais).
Nota: Os alunos que, de anos anteriores, já possuam Frequência à UC - nota prática > 10 val - estão dispensados de frequentar a componente prática de QOG neste ano lectivo 2020-2021. Tendo em conta os critérios estabelecidos para o presente ano lectivo, a classificação já obtida contará 25% para a avaliação final da UC.
Conteúdo
1. Introdução. Conceitos fundamentais
1.1. Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.
1.2. Estrutura dos compostos orgânicos.
Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.
Representações de Lewis e de Kekulé.
Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade
1.3. Grupos funcionais.
Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.
1.4. Propriedades físicas de compostos orgânicos .
2. Reactividade em Química Orgânica
2.1. Noções básicas de termodinâmica e cinética química.
Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.
2.2. Acidez e basicidade de compostos orgânicos.
3. Compostos saturados de carbono e hidrogénio
3.1. Alcanos e cicloalcanos
Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.
4. Estereoquímica
4.1. Isomeria estrutural e estereoisomeria.
4.2. Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.
4.3. Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.
5. Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação
5.1. Substituição nucleofílica alifática.
Nucleofilia e basicidade.
Mecanismos, cinética e estereoquímica.
5.2. Reacções de eliminação.
Mecanismos, orientação e reactividade.
5.3. Competição substituição / eliminação.
6. Compostos insaturados de carbono e hidrogénio
6.1. Alcenos e alcinos
Estrutura, nomenclatura e propriedades.
6.2. Compostos aromáticos.
7. Compostos de Carbonilo
Aldeídos e cetonas.