Química Orgânica Geral

Objetivos

Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro Químico e Bioquímico. 

Os Estudantes que concluírem com êxito este curso serão capazes de:

1 - Definir e empregar o vocabulário da química orgânica.

2 - Desenhar representações estruturais corretas de moléculas orgânicas.

3 - Escrever razoavelmente transformações e mecanismos ​​para alcanos, alcenos, alcinos, haletos de alquilo, álcoois, compostos aromáticos e compostos carbonilicos.

4 - Empregar conceitos estereoquímicos ao analisar mecanismos e transformações.

Caracterização geral

Código

3690

Créditos

6.0

Professor responsável

Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar

Horas

Semanais - 4

Totais - 77

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Livro recomendado:

  • Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
  • Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry


Bibl. complementar:

  • Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
  • Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999

  Aulas P e TP:

  •  Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral ", Setembro, 2020
  •  Gaspar, E  "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)  

Método de ensino

Aulas téoricas (online via zoom) com  suporte ilustrativo (ficheiros power-point) e com exemplos e aplicações.

Aulas teórico-práticas (online via zoom) de resolução de problemas e exercícios, acompanhando de perto a evolução dos conceitos desenvolvidos nas aulas teóricas.

Aulas (práticas) de laboratório com execução de 3 trabalhos experimentais. Preparação prévia online das sessões laboratoriais com ilustração das técnicas laboratoriais, regras de segurança, espectroscopia e algumas reacções químicas simples.

Método de avaliação

Método de avaliação: 

  • 75% da classificação para a componente teórica da disciplina 
  • 25% da classificação para a componente prática da disciplina. 

  • Cada uma das componentes e cada um dos  constituintes das componentes não pode ter avaliação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).

 

Avaliação da componente teórica:

- 2 testes (factores de ponderação para o 1º e 2º testes respectivamente: 40%  + 60%) 

 

A classificação final de cada aluno em QOG terá como contribuintes:

  • 75% da classificação na componente teórica da disciplina 
  • 25% da classificação na componente prática da disciplina. 
  • Cada uma das componentes e cada um dos seus parâmetros constituintes não pode ter classificação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).

 

Avaliação da componente prática da UC:

Os alunos farão trabalho individual, sendo a avaliação também individual.

 

Critérios obrigatórios:

1- É obrigatório cada aluno ter caderno de laboratório.

Nota 1: sem caderno de laboratório o aluno está impedido de frequentar as aulas práticas (online e presenciais).

2 – É obrigatória a presença em todas as aulas no laboratório (presenciais).

Nota 2: a ausência nas sessões práticas online impedirá o aluno de fazer a aula presencial que lhe segue. 

Nota 3: a não presença nas 3 aulas de laboratório presenciais tem como consequência a NÂO FREQUÊNCIA a QOG.

 3 – É obrigatório responder aos inquéritos prévios às sessões laboratoriais. 

Nota 4: sem responder ao inquérito respectivo, o aluno está impedido de frequentar as aulas práticas presenciais (no laboratório).

Nota 5: nenhum dos inquéritos pode ter avaliação negativa, < 9,5 valores (escala 0-20 valores)

 

Avaliação quantitativa da componente prática - Cumpridos os 3 critérios obrigatórios anteriormente referidos, a avaliação quantitativa é a média da classificação obtida nos inquéritos relativos às 3 sessões de laboratório (práticas presenciais).


Nota: Os alunos que, de anos anteriores, já possuam Frequência à UC - nota prática > 10 val - estão dispensados de frequentar a componente prática de QOG neste ano lectivo 2020-2021. Tendo em conta os critérios estabelecidos para o presente ano lectivo, a classificação já obtida contará 25% para a avaliação final da UC.

Conteúdo

1.         Introdução. Conceitos fundamentais

1.1.      Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.

1.2.      Estrutura dos compostos orgânicos.

            Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.

Representações de Lewis e de Kekulé.

            Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade

1.3.      Grupos funcionais.

            Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.

1.4.      Propriedades físicas de compostos orgânicos .

2.         Reactividade em Química Orgânica

2.1.      Noções básicas de termodinâmica e cinética química.

Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.

2.2.      Acidez e basicidade de compostos orgânicos.

3.         Compostos saturados de carbono e hidrogénio

3.1.      Alcanos e cicloalcanos

            Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.

4.         Estereoquímica

4.1.      Isomeria estrutural e estereoisomeria.

4.2.      Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.

4.3.      Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.

5.         Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação

5.1.      Substituição nucleofílica alifática.

            Nucleofilia e basicidade.

            Mecanismos, cinética e estereoquímica.

5.2.      Reacções de eliminação.

            Mecanismos, orientação e reactividade.

5.3.      Competição substituição / eliminação.

6.         Compostos insaturados de carbono e hidrogénio

6.1.      Alcenos e alcinos

            Estrutura, nomenclatura e propriedades.

6.2.      Compostos aromáticos.

 

7. Compostos de Carbonilo

Aldeídos e cetonas.

  

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: